Diminuição dos índices de violência e criminalidade por meio de projeto social educativo com adolescentes

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Autor(es): dc.contributorNobrega, Mirian Biancolini-
Autor(es): dc.contributorSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956--
Autor(es): dc.contributorSilva, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Segurança Pública-
Autor(es): dc.creatorBerno, Daniel Jacinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:26:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:26:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66733-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66733-
Descrição: dc.descriptionOrientadores: Helena de Fatima Nunes Silva, Mirian Biacolini Nobrega-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Segurança Publica-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo teve como objetivo pesquisar e analisar o trabalho realizado junto ao Programa Adolescência Cidadã, que se apresenta como uma das alternativas para concretizar a missão da prevenção da violência entre os adolescentes, ressaltando que o trabalho com adolescentes precisa ser atrativo e estimular a participação social e comunitária do jovem como forma de elevar sua auto-estima, oferecendo a oportunidade de vivenciar um presente longe da violência e da criminalidade. Aborda o já descrito por estudiosos da área, de que e na adolescência que o desenvolvimento físico, as habilidades cognitivas e as expectativas sociais do jovem amadurecem o bastante para possibilitar a formação de uma identidade madura. A educação sempre se apresentou como uma via de superação das desigualdades e como os jovens, principalmente os de classes menos favorecidas não encontram os estímulos em seus lares, abandonam os estudos e envolvem-se com trabalhos informais que não permitem a independência financeira deste jovem frente a família que constituirá, perpetuando assim o ciclo de pobreza e de desigualdade. E esta é uma porta aberta para o envolvimento com a criminalidade, pois quando se percebem desiguais, muitos jovens migram para o mundo das drogas e consequentemente ao mundo da violência, criminalidade e destruição. Sendo a adolescência uma fase de transformações se faz necessária oferecer aos jovens, orientação e estimulo neste período, em que esta população esta mais sujeita a praticar atos de violência. O Programa Adolescência Cidadã mostrou-se como uma alternativa de orientação e estimulo para incentivar o retorno, permanência e sucesso escolar como forma de superação das dificuldades o que evidencia dessa forma, ser a prevenção o melhor caminho para que ocorram as mudanças comportamentais, a fim de afastar o adolescente da ociosidade e da pratica de infrações, e assim, em consequência contribuir para a diminuição dos índices de ocorrência policial envolvendo jovens.-
Formato: dc.format62 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes e violência-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes - Projetos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCriminalidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectPolicia militar-
Título: dc.titleDiminuição dos índices de violência e criminalidade por meio de projeto social educativo com adolescentes-
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