A experiência matemática : fundamentos epistemológicos e implicações pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCifuentes, José Carlos, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorValverde, Willian, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:26:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:26:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66599-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66599-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Carlos Cifuentes Vasquez-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 28/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 73-74-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem por objetivo geral abrir uma discussão sobre uma concepção de educação matemática que transcenda o ensino puramente técnico, informativo e rígido. Inicialmente abordamos a noção de conceito de Ludwig Wittgenstein, para depois diferenciar esta da noção de definição. Estendemos esta discussão para as correntes que buscaram fundamentar o que é matemática até chegarmos nos teoremas de Gödel, que mostram que a própria matemática apresenta limites gerados na sua base e que culminam em uma concepção de ciência construída pelo homem, falível e questionável. Defendemos que essa concepção de matemática se mostra essencial para a formação humana daqueles que a estudam. Além disso, buscamos delimitar uma visão do que vem a ser o ensino de matemática, limitado pelos seus conteúdos. Assim, apontamos para uma visão mais abrangente para educação matemática, que além de conteúdos matemáticos, engloba conceitos e pensamento matemático vistos como atitudes na forma de "experiências matemáticas". Ao longo do texto, buscamos trazer exemplos que reforçam nossas concepções e que abrangem implicações do discutido no campo pedagógico em diferentes níveis de ensino, bem como apontam para uma noção preliminar de "experiência matemática". Palavras-chave: Limites do ensino de matemática. Experiência matemática. Teoremas de Gödel. Pensamento matemático. Formação de professores de Matemática.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This essay aims the main objective to open a discussion about a conception of mathematical education that transcends the purely technical, informative and rigid teaching. We first approached Ludwig Wittgenstein's notion of concept, and then differentiated it from the notion of definition. We extend this discussion to the currents that sought to ground mathematics until we reach Gödel's theorems, which show that mathematics itself has limits generated at its base and culminating in a fallible and questionable conception of man-made science. We argue that this conception of mathematics proves to be essential for the human formation of those who study it. In addition, we seek to delimit a view of what mathematics teaching is, limited by its contents. Thus, we point to a broader view of mathematics education, which in addition to mathematical content, encompasses concepts and mathematical thinking seen as attitudes in the form of "mathematical experiences". Throughout the text, we seek to bring examples that reinforce our conceptions and encompass implications of what is discussed in the pedagogical field at different levels of education, as well as point to a preliminary notion of "mathematical experience". Keywords: Limits of math teaching. Mathematical experience. Gödel's theorems. Mathematical thinking. Training of mathematics teachers.-
Formato: dc.format74 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectGodel, Teorema de-
Título: dc.titleA experiência matemática : fundamentos epistemológicos e implicações pedagógicas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.