
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, José Amaro dos, 1955- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Qualidade | - |
| Autor(es): dc.creator | Nazario, Altivir | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:49:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:49:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/66559 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66559 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Jose Amaro dos Santos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão da Qualidade e Produtividade | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Na atual conjuntura global, as empresas enfrentam desafios, motivados principalmente pela crescente e rigorosa demanda dos clientes. Desafios que comprometem os métodos tradicionais de fabricação, o que exige um gerenciamento da produção, focado na redução de desperdícios, pela otimização dos recursos e a redução drástica dos custos. Nesse contexto, o presente trabalho visa apresentar, através de um estudo de caso, uma proposta de implantação do Programa Manutenção Produtiva Total- TPM , para a empresa Perfipar S.A. Manufaturados de Aço. O objetivo principal e buscar alternativas para a redução de perdas e desperdícios, através da aplicação das etapas deste programa. Justifica-se este trabalho, por saber que segundo Mirshawka, em todo processo existem desperdícios e perdas, e na produção da empresa existe esta lacuna, onde a utilização do Programa TPM vai proporcionar um novo ambiente de trabalho, reeducação das pessoas e a quebra de paradigmas, para ações de prevenção e melhoria continua. A busca de alternativas, transformam perdas em recursos, o que contribui para a redução dos custos dos processos, com elevado nível de qualidade e a continuidade da empresa. A competitividade global, dentro do atual cenário econômico, sinaliza diversas dificuldades com a redução dos pregos dos produtos, principalmente no segmento do aço, com o recuo do mercado interno e maior esforço para importação, o que desafia as organizações do ramo. A metodologia aplicada, consiste em utilizar os conhecimentos adquiridos neste Curso de Especialização em Gestão da Qualidade, para pesquisar e analisar os resultados esperados do programa TPM, os indicadores de controle do processo de manutenção, mensurar a satisfação dos colaboradores e apresentar uma proposta. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produtividade industrial | - |
| Título: dc.title | Proposta de implantação do programa TPM em uma empresa metalúrgica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: