Modelo de ciclo de vida da informação para planejamento de conteúdo baseado em competência em massive open online courses

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorSalerno, Byanca Neumann, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:35:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:35:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66519-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66519-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria do Carmo Duarte Freitas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 19/02/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.78-84-
Descrição: dc.descriptionResumo: A formação por competência é uma abordagem pedagógica que prepara o indivíduo para ser independente em um cenário globalizado e competitivo. Os cursos online abertos e massivos proporcionam a aprendizagem ao longo da vida para estudantes e profissionais que desejam obter ou aprimorar suas competências. O docente que atua nesses cursos precisa planejar o conteúdo para desenvolver competências e não apenas transmitir informações. Esta pesquisa propõe um modelo para planejamento de conteúdo por competência no formato de curso online aberto e massivo com base no ciclo de vida da informação. É caracterizada como descritiva, aplicada e qualitativa. Utiliza como técnicas de coleta de dados a revisão bibliográfica, a pesquisa documental, a revisão integrativa e a observação não estruturada. Analisa os dados a partir de análise de conteúdo e análise comparativa. Demonstra por meio dos resultados que as categorias formação por competência, planejamento de conteúdo e ciclo de vida da informação apresentam relações que permitem criar a representação gráfica do modelo e a versão preliminar das diretrizes. Verifica as estratégias de aprendizagem utilizadas em uma amostra de 27 cursos dos provedores Coursera, edX e FutureLearn. Compara a versão preliminar das diretrizes com o curso Gestão Lean na Construção Civil desenvolvido por um grupo de pesquisa na Universidade Federal do Paraná e propõe a versão final das diretrizes. Conclui que a proposta de representação gráfica do modelo e a versão final das diretrizes auxiliam docentes no planejamento de conteúdo por competência em cursos online abertos e massivos por fornecerem um guia estruturado das etapas necessárias. Contudo, a proposta carece de aplicações em outros cursos a fim de que seja validada e aprimorada com a experiência dos docentes. Palavras-chave: Ciclo de vida da informação. Planejamento de conteúdo. Formação por competência. Cursos online abertos e massivos.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Competency-based learning is a pedagogical approach that prepares the individual to be independent in a globalized and competitive scenario. Massive open online courses provide lifelong learning for students and professionals who need to obtain or improve their skills. The educator who works in these courses needs to plan the content to develop competencies and not only to transmit information. This research proposes a model for planning competency-based content in massive open online courses based on the information life cycle. It is descriptive, applied and qualitative. It uses a bibliographic review, documentary research, integrative review, and unstructured observation as data collection techniques. It analyzes data from content analysis and comparative analysis. It shows that the categories competencybased learning, content planning, and information life cycle have relationships that enable creating the graphic representation of the model and the preliminary version of the guidelines. It checks the learning strategies applied in a sample of 27 courses from Coursera, edX, and FutureLearn providers. It compares the preliminary version of the guidelines with the Lean Management in Civil Construction course developed by a research team at the Federal University of Paraná. After the comparison, it proposes the final version of the guidelines. It concludes that the proposal of graphic representation of the model and the final version of the guidelines support educators to plan competency-based content in massive open online courses by providing a structured guide of the necessary steps. However, to validate and improve the model with the experience of educators, the proposal requires applications in other courses. Keywords: Information life cycle. Content planning. Competency-based learning. Massive Open Online Courses.-
Formato: dc.format86 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação-
Palavras-chave: dc.subjectCursos Online Abertos e Massivos (Ensino via web)-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Informação-
Título: dc.titleModelo de ciclo de vida da informação para planejamento de conteúdo baseado em competência em massive open online courses-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.