Anatome : ensino e aprendizagem de anatomia modelados para todos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSánchez García, Laura, 1957--
Autor(es): dc.contributorGuedes, Andre Luiz Pires, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Márcia Valéria Rodrigues, 1979--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66495-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66495-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Laura Sánchez Garcia-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: André Luiz Pires Guedes-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 27/09/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 182-184-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Ciência da Computação-
Descrição: dc.descriptionResumo: Estudantes de Anatomia com deficiência ou necessidades específicas dependem do auxílio de outras pessoas para estudar devido à falta de acessibilidade dos materiais e conteúdos disponíveis. O objetivo desta tese foi identificar e modelar tecnologias para favorecer a autonomia desses estudantes na aprendizagem de Anatomia, usando as mesmas tecnologias que os demais estudantes. Assim, este documento apresenta modelos e requisitos elaborados para orientar o desenvolvimento de sistemas interativos acessíveis para apoiar o ensino e a aprendizagem da disciplina. Para a elaboração dos modelos e requisitos, foram realizadas a investigação contextual em aulas de Anatomia e a análise dos princípios e recomendações do Desenho Universal da Aprendizagem (Universal Design for Learning: UDL). Foram modelados: o Processo de ensino e aprendizagem de Anatomia; o Processo de ensino e aprendizagem de Anatomia apoiado por tecnologias interativas acessíveis e a Arquitetura Anatome, que integra as tecnologias identificadas para ensino e aprendizagem da disciplina. As tecnologias identificadas são: o Roteiro de aprendizagem com o conteúdo de Anatomia a ser aprendido pelo estudante (Anatome Learning Script: A-LS); um sistema de autoria para os professores elaborarem as A-LSs com conteúdo personalizado (Anatome Authoring Tool: Anatome-AT); e um sistema para apoiar os estudantes no estudo e no treinamento de Anatomia usando os A-LSs (Anatome). Foram especificados a estrutura de dados do A-LS e os componentes do Anatome-AT, do Anatome e do repositório compartilhado por eles. Foram elucidados os requisitos de cada um dos dois sistemas. A avaliação dos modelos e requisitos foi realizada com a participação de especialistas em TI, e de professores e estudantes com diferentes necessidades específicas, obtendo 100% de respostas positivas para a questão relacionada à autonomia dos estudantes. Como prova de conceito, foi elaborado um protótipo de cada sistema proposto para apoiar o ensino e a aprendizagem de identificação anatômica por pessoas cegas, com baixa visão ou sem deficiência. Um sistema web foi o protótipo do Anatome-AT implementado para elaboração de conteúdos pelos professores; e uma aplicação móvel foi o protótipo do Anatome para apoiar o estudo e o treinamento dos estudantes. O resultado da avaliação dos protótipos foi positivo e sugeriu melhorias em trabalhos futuros. Os protótipos implementados já podem apoiar a aprendizagem dos estudantes com baixa visão, cegos e sem deficiência, e, com a continuidade da pesquisa, podem favorecer a autonomia de estudantes com outras deficiências ou necessidades específicas, com a implementação de módulos focados na acessibilidade dos outros grupos de usuários. Palavras-chave: Anatomia. Identificação anatômica. Tecnologia educacional. Acessibilidade. Educação. Treinamento. Tecnologia Assistiva.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Anatomy students with disabilities or specific needs depend on the help of other people to study when available materials are not accessible to them. The objective of this thesis was to identify and to model technologies to support the autonomy of these students in the learning of Anatomy, using the same technologies as the other students. Thus, this document presents models and requirements designed to guide the development of accessible interactive systems to support the teaching and the learning of the discipline. In order to elaborate the models and requirements, contextual research was carried out in Anatomy classes and in the analysis of the principles and recommendations of Universal Design for Learning (UDL). The developed models comprise: the Anatomy teaching and learning process; the Anatomy teaching and learning process supported by accessible interactive technologies and the Anatome Architecture, which integrates the technologies identified for teaching and learning of the discipline. The technologies identified are: the learning script with Anatomy content to be learned by the student (Anatome Learning Script: A-LS); an authoring system for teachers to prepare A-LSs with personalized content (Anatome Authoring Tool: Anatome-AT); and a system to support students in the study and training of Anatomy using A-LSs (Anatome). It was specified the data structure of the A-LS as well as the components of the Anatome-AT, Anatome and the repository shared by them. The requirements of each of the two systems were defined. The assessment of models and requirements was carried out with the participation of IT specialists, teachers and students with different specific needs, obtaining 100% positive responses to the question related to student autonomy. As a proof of concept, a prototype of each proposed system was developed to support the teaching and learning of anatomical identification by blind people, people with low vision or people without disabilities. A web system was the prototype of Anatome-AT implemented for the elaboration of contents by teachers; and the Anatome prototype to support students in the studying and training of Anatomical identification was a mobile application. The result of the evaluation of the prototypes was positive and suggested improvements in future works. The implemented prototypes can already support the learning of students with low vision, blind and without disabilities, and, with the continuity of the research, they can also help the autonomy of students with other disabilities or specific needs, by the implementation of modules focused on the accessibility of these other user groups. Key words: Anatomy. Anatomical identification. Educational technology. Accessibility. Education. Training. Assistive technology.-
Formato: dc.format197 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Computação-
Título: dc.titleAnatome : ensino e aprendizagem de anatomia modelados para todos-
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