Strategizing : uma análise do papel dos artefatos na construção da legitimidade no fazer da estratégia organizacional

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Autor(es): dc.contributorRese, Natália, 1982--
Autor(es): dc.contributorRoglio, Karina de Dea, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorBudach, Rafael, 1991--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:20:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:20:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66487-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66487-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Dra. Natália Rese-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profª. Dra.Karina De Déa Roglio-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 19/02/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 95-106-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Análise Organizacional-
Descrição: dc.descriptionResumo: A importância atribuída à perspectiva da estratégia como prática social abriu diversas possibilidades investigativas, sendo uma destas a compreensão dos artefatos para o fazer da estratégia. Os artefatos são conceituados como "objetos epistêmicos" que não apresentam uma propriedade estável que determina o seu uso, mas obtém significado como artefatos por meio das interpretações dadas pelos praticantes dentro de sua representação cotidiana no trabalho de estratégia. O interesse dos pesquisadores por esta temática está relacionado ao entendimento de que toda atividade de estratégia envolve o uso de artefatos. Contudo, a literatura permanece centrada em artefatos específicos, não evidenciando as relações e interações que permeiam esses elementos. Além disso, o campo direciona a atenção em como os atores realizam o trabalho referente ao fazer da estratégia, dando pouca atenção sobre como o uso de artefatos se conecta a esse objetivo. Diante disso, o presente estudo teve por objetivo analisar como a articulação de artefatos nas práticas estratégicas contribui para a legitimidade do planejamento estratégico no processo de strategizing. Para o alcance deste propósito, como base teórica utilizou-se a abordagem da estratégia como prática social, fez-se o uso da lente da materialidade dando destaque ao artefato como um tipo de materialidade e, por fim, recorreu-se a noção da legitimidade. No que se refere as escolhas metodológicas, adotou-se uma abordagem qualitativa, sendo a estratégia de pesquisa caracterizada como um estudo de caso único, representado pelo Sistema Fiep. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e consulta de documentos. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo. Como resultados evidenciou-se o uso de oito artefatos principais, articulados na organização por meio de representações físicas e virtuais em forma de documentos e de portais. Esses objetos são desenvolvidos em meio a processos socialmente construídos que envolvem as áreas e stakeholders do Sistema Fiep. Além disso, são empregados para dar suporte e consolidar a atuação da entidade de forma integrada, para trazer transparência às ações e atividades estratégicas e com o objetivo de materializar controles que ajudam no monitoramento do que foi deliberado no planejamento estratégico. Constatou-se, também, que os artefatos contribuem para legitimar, demonstrando e cartografando visualmente a própria ação estratégica, levando transparência sobre o que foi planejado ao ambiente cultural e ajudando no acompanhamento das atividades por meio da materialização dos controles. Como contribuição teórica para a área da estratégia como prática, destaca-se: (1) os atores interagem entre si a partir da articulação discursiva de sentidos em negociação, mediados por artefatos; (2) artefatos constituem mecanismos controladores não apenas da ação estratégica, mas do trabalho desenvolvido pelos atores; e (3) artefatos são intrínsecos para que o conteúdo estratégico planejado seja interpretado como legítimo perante a organização e o ambiente cultural. Como contribuição prática, os resultados trouxeram: (1) um olhar social no que diz respeito à elaboração e realização das estratégias, reconhecendo esforços humanos e materiais; (2) a importância da articulação de artefatos para a realização mais efetiva das atividades e ações que envolvem o planejamento estratégico; e (3) uma demonstração, para organizações que operam com recursos públicos, de mecanismos e ações utilizadas com a intenção de propiciar a estas uma atuação legítima. Palavras-chave: Estratégia como prática. Artefatos. Materialidade. Legitimidade. Strategizing.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The importance attributed to the perspective of strategy as a social practice opened several investigative possibilities, one of which is the understanding of the artifacts for making the strategy. Artifacts are conceptualized as "epistemic objects" that do not have a stable property that determines their use, but obtains meaning as artifacts through the interpretations given by practitioners within their daily representation in strategy work. The researchers' interest in this topic is related to the understanding that all strategy activity involves the use of artifacts. However, the literature remains centered on specific artifacts, not showing the relationships and interactions that permeate these elements. In addition, the field directs attention to how the actors carry out the work related to making the strategy, giving little attention to how the use of materialities is connected to this objective. Given this, the present study aimed to analyze how the articulation of artifacts in strategic practices contributes to the legitimacy of strategic planning in the strategizing process. To achieve this purpose, as a theoretical basis, the strategy approach was used as a social practice, the materiality lens was used, highlighting the artifact as a type of materiality and, finally, the notion of legitimacy was used. With regard to methodological choices, a qualitative approach was adopted, with the research strategy being characterized as a single case study, represented by the Fiep System. Data collection took place through interviews and consultation of documents. The data were analyzed based on content analysis. As a result, the use of eight main artifacts was evidenced, articulated in the organization through physical and virtual representations in the form of documents and portals. These objects are developed in the midst of socially constructed processes that involve the areas and stakeholders of the Sistema Fiep. In addition, these materialities are used to support and consolidate the entity's performance in an integrated manner, to bring transparency to strategic actions and activities and with the objective of materializing controls that help in monitoring what was decided in the strategic planning. It was also found that the artifacts contribute to legitimize, visually demonstrating and mapping the strategic action itself, bringing transparency about what was planned to the cultural environment and helping to monitor activities through the materialization of controls. As a theoretical contribution to the area of strategy as practice, the following stand out: (1) the actors interact with each other from the discursive articulation of meanings in negotiation, mediated by artifacts; (2) artifacts are controlling mechanisms not only of strategic action, but of the work developed by the actors; and (3) artifacts are intrinsic so that the planned strategic content is interpreted as legitimate before the organization and the cultural environment. As a practical contribution, the results brought: (1) a social perspective regarding the elaboration and implementation of strategies, recognizing human and material efforts; (2) the importance of articulating artifacts for the most effective performance of activities and actions that involve strategic planning; and (3) a demonstration, for organizations that operate with public resources, of mechanisms and actions used with the intention of providing them with a legitimate performance. Keywords: Strategy as a practice. Artifacts. Materiality. Legitimacy. Strategizing.-
Formato: dc.format115 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEstrategia-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleStrategizing : uma análise do papel dos artefatos na construção da legitimidade no fazer da estratégia organizacional-
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