Criação de painéis interativos para estudos de ecologia e educação ambiental na bacia do rio Ribeira de Iguape/SP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Ciro Alberto de Oliveira, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Alexander de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66482-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66482-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ciro A. de Oliveira Ribeiro-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 20/12/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 56-63-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os livros didáticos direcionados para o ensino médio, e principalmente para as escolas públicas, não adotam alguns aspectos contemporâneos de ecologia como a relação do homem com o ambiente onde vive. Em geral, os conceitos são superficiais ou se restringem aos conceitos de ecologia clássica, sem que o estudante possa interagir com as realidades ambientais contemporâneas. O presente estudo buscou a criação e inserção de material informativo e interativo no processo educativo escolar por meio de painéis interativos e uma coleção de peixes fixados, sendo proposta uma sequência didática na qual são abordados conceitos ecológicos aplicados à relação homem-ambiente e as consequências negativas para os ambientes naturais dessa interação. O aspecto central do estudo foi produzir um material que permitisse fazer uma reflexão e discussão sobre a situação da Bacia do Rio Ribeira de Iguape no Estado de São Paulo, evidenciando a trecho que corta o município de Registro, no Vale do Ribeira. Essa Bacia e o trecho mencionado foram escolhidos pela grande atividade antrópica no local e pelo fato dessa fazer parte de um Santuário Ecológico classificado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Biosfera, um dos poucos resquícios de Mata Atlântica no Brasil. Com o intuito de caracterizar a ictiofauna da região, além das informações obtidas na literatura, foram obtidos exemplares de peixes adquiridos com pescadores da região, que permitiram a montagem de uma coleção das espécies mais abundantes na região da Bacia. Ao todo, 23 espécies foram preservadas em potes de vidros e devidamente identificadas. Painéis interativos foram montados para abordar os conceitos de Biodisponibilidade, Bioacumulação e Biomagnificação de poluentes em ambientes aquáticos de água doce, através dos quais, de forma dinâmica, os estudantes podem compreender o significado desses conceitos e empregá-los posteriormente. Utilizando os espécimes de peixes coletados como material de apoio, é possível montar uma representação da cadeia alimentar, posicionando esses animais de acordo com os seus respectivos níveis tróficos. A partir de dados referentes à situação em que a Bacia se encontra, frente ao problema ambiental mencionado, foi elaborado painel interativo na forma de mapa, localizando as principais fontes de emissões de poluentes. Com base nesse material didático é possível dirigir uma dinâmica e uma discussão onde os conceitos são aplicados no grande painel da cadeia alimentar do Rio Ribeira, que por sua vez se liga aos problemas antrópicos encontrados na Bacia. Assim, de forma dinâmica pode-se conduzir os estudantes a criarem hipóteses, que expliquem potencialmente o risco para determinadas espécies em função das atividades antrópicas, levando-se em conta a posição trófica das espécies na cadeia alimentar. Foi proposta uma sequência didática utilizando os recursos mencionados, com o objetivo de trazer para a realidade local do estudante o emprego de conceitos ecológicos, facilitando assim o aprendizado de ecologia em escolas de ensino médio da região. A sequência pode ser adaptada para ser utilizada em escolas localizadas em outras regiões e Bacias hidrográficas, permitindo a contextualização do ensino dentro da realidade regional. Palavras-Chave Ecologia, Recursos Interativos, Poluentes, Ictiofauna, Biologia, Vale do Ribeira.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: High school textbooks, especially public schools, do not adopt some contemporary aspects of ecology such as man's relationship with the environment in which he lives. In general, the concepts are superficial or restricted to the concepts of classical ecology, without the student being able to interact with contemporary environmental realities. The present study sought the creation and insertion of informative and interactive material in the school educational process through interactive panels and a collection of fixed fishes. It was proposed a didactic sequence in which ecological concepts applied to the human-environment relationship and the negative consequences are addressed. to the natural environments of this interaction. The central aspect of the study was to produce a material that allowed a reflection and discussion about the situation of the Ribeira de Iguape River Basin in the State of São Paulo, highlighting the section that crosses the municipality of Registro, in Vale do Ribeira. This basin and the mentioned section were chosen for the great anthropic activity in the area and because it is part of an Ecological Sanctuary classified by UNESCO as a Natural Biosphere Heritage, one of the few remnants of the Atlantic Forest in Brazil. In order to characterize the ichthyofauna of the region, besides the information obtained in the literature, collections were performed, which allowed the assembly of a collection of the most abundant species in the Basin region. In all, 23 species were collected and preserved in glass jars and properly identified. Interactive panels have been set up to address the concepts of Bioavailability, Bioaccumulation and Biomagnification of pollutants in freshwater aquatic environments, through which students can dynamically understand the meaning of these concepts and use them later. Using the fish specimens collected as support material, it is possible to assemble a representation of the food chain, positioning these animals according to their respective trophic levels. Based on data related to the situation in which the basin is facing the environmental problem mentioned, an interactive panel was created in the form of a map, locating the main sources of pollutant emissions. Based on these didactic materials, it is possible to direct a dynamic and a discussion. where the concepts are applied to the large panel of the Rio Ribeira food chain, which in turn is linked to the anthropic problems encountered in the basin. Thus, students can dynamically lead to hypotheses that potentially explain the risk to certain species due to anthropic activities, considering the trophic position of the species in the food chain. It was proposed a didactic sequence using the mentioned resources, aiming to bring to the local reality of the student the use of ecological concepts, thus facilitating the learning of ecology in high schools of the region. The sequence can be adapted to be used in schools located in other regions and watersheds, allowing the contextualization of teaching within the regional reality. Keywords: Ecology, Interactive Panels, Pollutants, Biology, Vale do Ribeira.-
Formato: dc.format63 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia dos rios-
Palavras-chave: dc.subjectInteração em educação-
Palavras-chave: dc.subjectPoluentes Ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectIctiofauna - Ribeira de Iguape, Rio (PR e SP)-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia Geral-
Título: dc.titleCriação de painéis interativos para estudos de ecologia e educação ambiental na bacia do rio Ribeira de Iguape/SP-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.