Formação continuada on line de professores e pedagogos : contribuições teóricas do pensamento complexo

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Autor(es): dc.contributorSá, Ricardo Antunes de, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Claudia Cristine Souza Appel, 1973--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66474-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66474-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 11/12/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 328-343-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa, do Programa de Pós-Graduação, Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná, tem por objetivo geral analisar possíveis contribuições para a prática pedagógica de um curso de formação continuada on line para professores e pedagogos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), do município de Campina Grande do Sul, à luz dos princípios cognitivos do pensamento complexo de Morin no uso e produção de Recursos Educacionais Abertos. A questão que norteia a pesquisa é: Quais as implicações na prática pedagógica de professores e pedagogos da rede estadual de educação do Paraná produzidas por um curso de formação continuada on line que proporcione a utilização e a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) à luz do Pensamento Complexo? Nas últimas décadas do século XX surgiram novas proposições educacionais, dentre elas o pensamento complexo proposto por Edgar Morin, o qual traz contribuições para a educação do presente e do o futuro. O autor traz reflexões sobre a educação fragmentada e faz um alerta sobre a necessidade da reforma do pensamento que possibilite a religação dos saberes. Para o pensamento complexo utilizamos como embasamento teórico, Moraes (2010, 2019), Moraes e Valente (2008), Morin (2000, 2002, 2003, 2011, 2015), Petraglia (2011), Sá (2016, 2019). Embasam os REA Barros (2014), Pesce (2013), Hilu, Torres e Behrens (2015), Torres e Irala (2014), Okada (2014), Pereira (2015), Santos (2013). Para a formação continuada de professores e pedagogos utilizamos Brito e Purificação (2008), Moraes e Valente (2008), Sá (2016), Sancho e Hernádez (2007), Pesce (2008), Vaillant e Marcelo (2012), Valente (2003). O referencial para a pesquisa qualitativa colaborativa foi Ibiapina (2008, 2016), Lankshear e Knobel (2008), Morin (2016), Moraes e Valente (2008). O referencial para a análise dos dados é Bardin (2016) e Saldaña (2013). Evidenciamos que a utilização e produção de Recursos Educacionais Abertos pelos professores e pedagogos estimulam a pesquisa e a inovação pedagógica. O curso de formação continuada on line, estando nos princípios cognitivos do pensamento complexo de Morin, possibilita a ligação, a interdependência, a inter-relação dos saberes. Concluímos que contribui, portanto, para reflexões teóricas e práticas sobre a educação do presente e do futuro. Palavras-chave: Formação continuada on line. Prática Pedagógica. Pensamento complexo. Recursos Educacionais Abertos.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present research, from the Post-Graduate Program, Doctorate in Education at the Federal University of Paraná, has the general objective of analyzing possible contributions to the pedagogical practice of an online continuing education course for teachers and pedagogues of the State Department of Education of the Paraná (SEED-PR), from the municipality of Campina Grande do Sul, in light of the cognitive principles of Morin's complex thinking in the use and production of Open Educational Resources. The question that guides the research is: What are the implications for the pedagogical practice of teachers and educators from the Paraná state education network produced by an online continuing education course that provides the use and production of Open Educational Resources (OER) in the light of Complex Thinking? In the last decades of the 20th century, new educational propositions emerged, among them the complex thinking proposed by Edgar Morin, which brings contributions to the education of the present and the future. The author brings reflections on fragmented education and warns about the need for reform of thought that enables the reconnection of knowledge. For complex thinking we used as a theoretical basis, Moraes (2010, 2019), Moraes and Valente (2008), Morin (2000, 2002, 2003, 2011, 2015), Petraglia (2011), Sá (2016, 2019). The REA Barros (2014), Pesce (2013), Hilu, Torres and Behrens (2015), Torres and Irala (2014), Okada (2014), Pereira (2015), Santos (2013) are the basis. For the continuous training of teachers and pedagogues we used Brito e Purificação (2008), Moraes and Valente (2008), Sá (2016), Sancho and Hernádez (2007), Pesce (2008), Vaillant and Marcelo (2012), Valente (2003) ). The benchmark for qualitative collaborative research was Ibiapina (2008, 2016), Lankshear and Knobel (2008), Morin (2016), Moraes and Valente (2008). The reference for data analysis is Bardin (2016) and Saldaña (2013). We show that the use and production of Open Educational Resources by teachers and educators stimulates research and pedagogical innovation. The online continuing education course, based on the cognitive principles of Morin's complex thinking, enables the connection, the interdependence, the interrelation of knowledge. We conclude that it therefore contributes to theoretical and practical reflections on the education of the present and the future. Key-words: Continuous training on line. Pedagogical Practice. Complex thinking. Open Educational Resources.-
Descrição: dc.descriptionRESUMEN: La presente investigación, del Programa de Postgrado, Doctorado en Educación de la Universidad Federal de Paraná, tiene el objetivo general de analizar posibles contribuciones a la práctica pedagógica de un curso de educación continua en línea para docentes y pedagogos del Departamento de Educación del Estado del Paraná (SEED-PR), del municipio de Campina Grande do Sul, a la luz de los principios cognitivos del pensamiento complejo de Morin en el uso y la producción de recursos educativos abiertos. La pregunta que guía la investigación es: ¿Cuáles son las implicaciones para la práctica pedagógica de docentes y educadores de la red de educación del estado de Paraná producida por un curso de educación continua en línea que proporciona el uso y la producción de Recursos Educativos Abiertos (REA) a la luz de pensamiento complejo? En las últimas décadas del siglo XX, surgieron nuevas propuestas educativas, entre ellas el pensamiento complejo propuesto por Edgar Morin, que aporta contribuciones a la educación del presente y el futuro. El autor aporta reflexiones sobre la educación fragmentada y advierte sobre la necesidad de una reforma del pensamiento que permita la reconexión del conocimiento. Para el pensamiento complejo utilizamos como base teórica, Moraes (2010, 2019), Moraes y Valente (2008), Morin (2000, 2002, 2003, 2011, 2015), Petraglia (2011), Sá (2016, 2019). REA Barros (2014), Pesce (2013), Hilu, Torres y Behrens (2015), Torres e Irala (2014), Okada (2014), Pereira (2015), Santos (2013) son la base. Para la formación continua de docentes y pedagogos utilizamos Brito e Purificação (2008), Moraes y Valente (2008), Sá (2016), Sancho y Hernádez (2007), Pesce (2008), Vaillant y Marcelo (2012), Valente (2003) ) El punto de referencia para la investigación colaborativa cualitativa fue Ibiapina (2008, 2016), Lankshear y Knobel (2008), Morin (2016), Moraes y Valente (2008). La referencia para el análisis de datos es Bardin (2016) y Saldaña (2013). Mostramos que el uso y la producción de recursos educativos abiertos por parte de maestros y pedagogos estimula la investigación y la innovación pedagógica. El curso de educación continua en línea, basado en los principios cognitivos del pensamiento complejo de Morin, permite la conexión, la interdependencia, la interrelación del conocimiento. Concluimos que, por lo tanto, contribuye a reflexiones teóricas y prácticas sobre la educación del presente y el futuro. Palabras clave: Educación continua en línea. Práctica pedagógica. Pensamiento complejo Recursos educativos abiertos.-
Formato: dc.format468 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleFormação continuada on line de professores e pedagogos : contribuições teóricas do pensamento complexo-
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