Construir a experiência como recurso para ação : uma proposta didática na natureza com professores da educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLesama, Manoel Flores, 1965--
Autor(es): dc.contributorFazion, Flávia, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais-
Autor(es): dc.creatorSeibert, Gislaisne de Melo, 1980--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:32:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:32:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66468-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66468-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Manoel Flores Lesama-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Flávia Fazion-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 18/12/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 63-66-
Descrição: dc.descriptionResumo: Na educação os termos natureza/cultura na dimensão da vida, tem sido objeto de constante debate com diferentes argumentos ao longo das décadas. Nesse sentido, a presente pesquisa busca alternativas para ir além da terminologia. Propusemos uma sequência didática a três professoras de uma escola municipal de período integral. No que diz respeito à abordagem teórica, fundamentamos a pesquisa na teoria histórico/cultural e no desenvolvimento humano proposto por Vigotski. Utilizamos alguns conceitos da teoria epistemológica da Clínica da Atividade com o propósito de contribuir para a formação e o trabalho coletivo dos professores da Educação Básica. Para tanto, a metodologia utilizada é embasada na pesquisa participante, a qual nos conduziu na organização de ações ecopedagógicas, que visam a interação com a natureza frente a ação das culturas junto ao ensino das ciências ambientais. Com o intuito de refinar esse debate no aspecto do trabalho docente, embasamos no quadro teórico metodológico de (BRONCKART, 2008), no qual referencia o agir humano com ênfase na linguagem. Este pressuposto teórico, serviu de fio condutor para análise e interpretação dos dados. Sendo assim, temos como lócus a Escola Municipal Primavera, situada em Pontal do Paraná no litoral paranaense, com uma proposta de formação dos professores do Ensino Fundamental I. A pesquisa, em sua parte de ações práticas, se deu com a organização de atividades ecopedagógicas por intermédio da Sequência Didática. Para realização do trabalho, foram disponibilizados artefatos para as professoras por meio de proposições educativas, as quais já foram aplicadas a partir dos encontros de formação iniciados com as professoras em junho/2018. Logo, o princípio norteador de elaboração dessas ações ecopedagógicas, está pautado na construção coletiva do conhecimento, junto aos anseios e necessidades de todos os envolvidos nesse processo educativo. Palavras-chave: Formação Docente 1. Sequência Didática 2. Ecopedagogia 3. Trabalho Coletivo Docente 4.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: On Education the terms nature/ culture in the dimension of life, like subject of constant discussion with different topic over the decades. In this case, the current research seeks alternatives besides the terminology. We proposed a didactic sequence to three educators from Municipal school on full time. Regarding the theoretical approach, we base the research on the historical / cultural theory and human development proposed by Vigotski. We use some concepts from the epistemological theory of Clinical Activity in order to contribute to the formation and collective work of teachers of Basic Education. Therefore, the methodology used is based on the participant research, which led us in the organization of ecopedagogical actions that aim at the interaction with nature, in order to debate about the teachers' work, facing the action of cultures and the teaching of environmental sciences. In order to refine this debate in the aspect of teaching work, we base ourselves on the methodological theoretical framework of (BRONCKART, 2008), in which it refers to human action with emphasis on language. This theoretical assumption served as a guiding thread for data analysis and interpretation. Thus, we have as a locus the Primavera Municipal School, located in Pontal do Paraná on the coast of Paraná, with a proposal for the training of elementary school teachers I. The search with in relation of practical action, happened with the organization of ecopedagogics activity through Didatic Sequence. Therefore with the event of this work, made content available to teachers through educational action, which they were applied in study group with teachers on June 2018. So, the guiding principle of elaboration ecopedagogics action, where the objective on the collective building to the knowledge, within wish and needs from teachers involved in this educative process. Keywords: Teaching Formation 1. Didatic Sequence 2. Ecopedagogic 3.Teaching Collective Work .-
Formato: dc.format148 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Título: dc.titleConstruir a experiência como recurso para ação : uma proposta didática na natureza com professores da educação básica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.