Discurso sobre gênero e sexualidade em materiais didáticos de língua estrangeira : um estudo no âmbito do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOlmo, Francisco Javier Calvo del, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorSilva, Julio Cezar Marques da, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:31:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:31:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66463-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66463-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Francisco Javier Calvo del Olmo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 27/02/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.147-157-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Linguísticos-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo desse trabalho é verificar de que forma as questões relacionadas às temáticas de gênero e sexualidade são trabalhadas em materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras. Delimitamos nosso corpus nos materiais do Curso Preparatório para realização do Exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), localizado na área de Português Língua Estrangeira (PLE), trabalhando, especificamente, com as apostilas elaboradas pelos professores do Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) e utilizadas com os alunos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Para o processo analítico desenvolvemos, a partir de outros trabalhos da área de PLE, alguns instrumentos que permitiram a realização da análise em duas etapas, uma panorâmica, onde é possível ver o todo do corpus sistematizado, além de uma detalhada, onde nos centramos em duas unidades temáticas extraídas do material do curso preparatório. Utilizamos como base outros estudos voltados também para a análise de materiais didáticos, mas também com outros recortes mas ainda no âmbito do PEC-G. Vinculando essa pesquisa a uma perspectiva descritivo-qualitativointerpretativo, descrevemos o corpus selecionado ao mesmo tempo que fizemos uma análise crítica de conteúdo, considerando nas discussões as especificidades e necessidades do grupo de estudantes atendidos, além das necessidades concernentes à formação inicial de professores de PLE para atuação no âmbito do programa. Indicamos com a presente análise, ainda, caminhos possíveis para o trabalho com essas temáticas em sala de aula, refletindo sobre as necessidades específicas do exame de proficiência, mas também sobre as demandas específicas para a formação dos estudantes estrangeiros que se inserem no contexto universitário brasileiro. Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Materiais didáticos. PEC-G. PLE.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The objective of this work is to verify how issues related to gender and sexuality themes are worked on didactic materials for the teaching of foreign languages. We delimit our corpus in the materials of the Preparatory Course for the Celpe-Bras Exam (Certificate of Proficiency in Portuguese for Foreigners), located in the area of Portuguese as a Foreign Language (PLE), working specifically with the handouts prepared by the teachers of the Center of Languages and Interculturality of the Federal University of Paraná (Celin-UFPR) and used with students of the Exchange Program for Undergraduate Students (PEC-G). For the analytical process, we developed, from other works in the PLE area, some instruments that allowed the analysis to be carried out in two stages, an overview, where it is possible to see the whole of the systematized corpus, in addition to a detailed one, where we focus on two thematic units extracted from the preparatory course material. We use as a base other studies also focused on the analysis of teaching materials, but also with other cuts but still within the scope of the PEC-G. Linking this research to a descriptivequalitative- interpretative perspective, we describe the selected corpus at the same time that we did a critical content analysis, considering in the discussions the specificities and needs of the group of students served, in addition to the needs concerning the initial training of teachers of PLE to act under the program. We also indicate, with the present analysis, possible ways to work with these themes in the classroom, reflecting on the specific needs of the proficiency exam, but also on the specific demands for the training of foreign students who are part of the Brazilian university context. Keywords: Gender; Sexuality; Teaching materials; PEC-G; PLE.-
Formato: dc.format187 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas modernas - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectRelações de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectSexo-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleDiscurso sobre gênero e sexualidade em materiais didáticos de língua estrangeira : um estudo no âmbito do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.