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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Falkenbach, Tiago Fonseca, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Leila Athaides da, 1983- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/66457 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66457 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Tiago Fonseca Falkenbach | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 14/11/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 110 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho, procuramos desenvolver um método de ensino e aprendizagem de filosofia no Ensino Médio que desperte a curiosidade e o interesse do estudante, fazendo com que o mesmo assimile melhor o conteúdo da disciplina.O método consistiu no desenvolvimento de atividades lúdicas e artísticas a partir da leitura comentada de um texto clássico de filosofia. A atividade lúdica realizada na pesquisa foi o trabalho com um jogo de tabuleiro, criado a partir do texto kantiano 'Resposta à Pergunta: O que é o Esclarecimento?'. A atividade artística consistiu na elaboração de histórias em quadrinhos sobre o mesmo tema. A metodologia baseou-se na seguinte hipótese central: a aproximação didática entre a filosofia e atividades não utilitárias com as quais o estudante está previamente familiarizado contribui para despertar seu interesse pela filosofia e para a compreensão dos conteúdos filosóficos. O fundamento teórico utilizado para embasar essa hipótese foi a noção de "educação estética" proposta pelo filósofo alemão Friedrich Schiller, concepção que promove e assimila o uso da arte e de elementos lúdicos no processo pedagógico. Constatou-se que o método proposto é não apenas um meio eficaz de trabalho com textos clássicos de filosofia no Ensino Médio, mas também um instrumento efetivo de promoção do protagonismo do estudante, uma vez que o conduz a uma perspectiva autônoma na aplicação dos conhecimentos filosóficos adquiridos e na disseminação dos mesmos na comunidade escolar em que está inserido. Palavras chave: Filosofia, texto clássico, lúdico, artístico, metodologia, Schiller. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation a is at developing a method for the teaching and learning of philosophy in high school which arouses curiosity and interest of students and contributes to a better assimilation of philosophical knowledge. Our method consisted in developing ludic and artistic activities based on the reading of a classical philosophical text. The ludic activity applied in this research was a play with a board game, the artistic activity was the production of comics. Both were based on Kant's essay 'Answer to the Question: What is Enlightenment?'.The methodology was supported by the following central hypothesis: teaching methods that bring together philosophy and non- utilitarian activities familiar to the students enhance their interest for and understanding of philosophy. The theoretical underpinning of this hypothesis is Friedrich Schiller's notion of "aesthetic education", which promotes and assimilates the use of artistic and ludic elements in the pedagogical process. I t was found that our method is not only an effective means of working with classical philosophical texts in high school, but also an effective way of promoting student autonomy, since it leads to an autonomous application of acquired philosophical knowledge and its dissemination in school community. Key words: Philosophy, Classical Texts, Ludic, Artistic, Methodology, Schiller. | - |
Formato: dc.format | 110 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schiller, Friedrich, 1759-1805 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ludico na escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Título: dc.title | A relação entre o impulso lúdico em Schiller e a produção filosófica no ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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