A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música

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Autor(es): dc.contributorRamos, Danilo, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorToni, Anderson, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66407-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66407-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Danilo Ramos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 04/02/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 110-114-
Descrição: dc.descriptionResumo: O engajamento musical é uma ação multidimensional que envolve componentes psicológicos e comportamentais ligados a experiências emocionais. Essas experiências parecem ser fundamentais na movimentação do interesse das pessoas em processos de ensino e aprendizagem de música. O objetivo desta pesquisa foi investigar a relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música. Para isso, foi realizado um estudo a partir de uma abordagem de métodos mistos por meio de um projeto paralelo convergente. Dezesseis estudantes matriculados em uma disciplina de Prática de Conjunto Musical II ofertada na licenciatura em música da Universidade Federal do Paraná participaram da pesquisa. A Lista de Estados de Ânimo Presentes (LEAP) foi utilizada como instrumento de coleta de dados quantitativos no início e no final de 15 encontros (aulas e uma apresentação final). Os procedimentos de coleta de dados qualitativos utilizados foram questionários qualitativos sobre emoção e engajamento musical no final de cada encontro e uma entrevista semiestruturada com grupo focal próximo ao final da disciplina. Os resultados indicam que na comparação geral antes e depois das aulas, quatro estados de ânimos apresentaram um aumento estatisticamente significativo: "estou alegre", "sinto-me orgulhoso", "sinto um alívio" e "estou com fome". Além disso, houve uma diminuição estatisticamente significativa no estado de ânimo "acho algo estranho" na aula 06. Os resultados qualitativos apresentaram relatos que convergiram com os resultados quantitativos obtidos e foram agrupados em quatro categorias principais: didática, repertório, ânimos e coleta de dados. A principal conclusão é a de que os resultados obtidos por meio dos relatos dos estudantes na presente pesquisa parecem indicar que as emoções sentidas durante as aulas influenciaram no engajamento musical dos estudantes e, ao mesmo tempo, o sentimento de engajamento musical deles pareceu exercer influência sobre a presença de experiências emocionais positivas. Palavras-chave: Emoção. Engajamento musical. Prática musical em conjunto.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Musical engagement is a multidimensional action that involves psychological and behavioral components related to emotional experiences. These experiences seem to be fundamental in moving people's interest in music teaching and learning processes. The aim of this research is investigate the relationship between emotion and engagement in group practice classes in a higher music course. A study was carried out from a mixed method approach through a parallel convergent project. Sixteen students enrolled in a Musical Ensemble Practice II course offered at the Licentiate in Music (a college music education degree) of the Federal University of Paraná participated in the research. The Present Mood States List was used as a quantitative data collection instrument at the beginning and end of 15 encounters (classes and a final concert). The qualitative data collection procedures used were qualitative questionnaires about emotion and musical engagement at the end of each encounter and a semi-structured focus group interview near the end of the course. Results indicate that in the general comparison before and after classes, four mood states showed a statistically significant increase: "I feel happy", "I feel proud", "I feel relieved", and "I am hungry". In addition, there was a statistically significant decrease in the "I find something strange" mood state in class 06. The qualitative results presented reports that converged with the quantitative results obtained and they were grouped into four main categories: didactics, repertoire, moods, and data collection. The main conclusion is that the results obtained from the students' reports in the present research seem to indicate that the emotions felt during the classes influenced the students' musical engagement and, at the same time, their feeling of musical engagement seemed to influence the presence of positive emotional experiences. Keywords: Emotion. Musical engagement. Group music practice classes.-
Formato: dc.format130 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectPrática interpretativa (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleA relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música-
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