Museu de Periferia - MUPE : possibilidade de uso de documento em estado digital para o ensino de história na Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorPegoraro, Vaneska Mezete, 1974--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:22:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:22:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66402-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66402-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora M. S. Schmidt-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/09/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.81-83-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre o significado dos arquivos digitais e sua possível relação com o trabalho em sala de aula, como também aproximar os documentos do arquivo do Museu de Periferia com o Currículo de História do Ensino Fundamental da Rede Municipal da Educação de Curitiba. Foram consideradas como questões de investigação: em que medida os arquivos digitais podem ou contribuir com a prática escolar e qual a possibilidade de trabalho, em contexto escolar, com um saber histórico presente em documentos guardados em suporte digital. Tomou-se como referencial teórico os seguintes autores: Koyama (2015), Camargo, Goulart (2015), Rondinelli (2013), Schmidt e Garcia (2008), Bellotto (2006), Rüsen (2015), Barca (2005). A pesquisa assumiu os documentos do Museu de Periferia como dados empíricos e o Currículo de História do Ensino Fundamental como fonte documental. A partir das contribuições teóricas, da análise derivada dos dados empíricos e da fonte documental, foi possível inferir que o trabalho com arquivos digitais pode estar presente em aulas de História, tendo em vista que o seu acesso é facilitado pelo formato em que se encontra. Igualmente o trabalho com os documentos do Museu de Periferia pode ser realizado, tanto por se aproximar dos conteúdos prescritos no Currículo de História do Ensino Fundamental, especialmente dos anos iniciais, quanto pela metodologia da Educação Histórica, anunciada no documento curricular do Município de Curitiba. Palavras-chave: Ensino de História. Museu de Periferia. Documento de arquivo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research intended to ponder on the meaning of digital archives and its possible relation to the classroom, as well as to approach the files of the Outskirts Museum (Museu de Periferia) archives in relation with the history curriculum of elementary school of the Municipal Education System of Curitiba. The questions considered for this research were: how the digital archives can contribute to the teaching practice; and what the possibilities of working with them in a school environment with a historical knowledge present in files stored digitally are. Such authors as Koyama (2015), Camargo (2015), Rondinelli (2013), Schmidt e Garcia(2008), Bellotto (2006), Rüsen (2015), Barca (2005) have been consulted to support our paper. This research took the files from the Outskirts Museum as empirical data and the history curriculum of elementary schools as documental source. Taken into account the theoretical contributions, the analysis from the empirical data and the documental source, it was possible to infer that it is viable to work with the digital files in history classes, considering its access is made possible by the format in which they are found. Besides, working with the documents from the Outskirts Museum can be made possible since it is close to the subjects found in the curriculum for history classes in elementary schools, especially for the first five grades, as well as the methodology of history education found in the curriculum for schools in the city of Curitiba. Keywords:History teaching. Outskirts Museum. Archive files.-
Formato: dc.format96 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Rede Municipal de Ensino - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleMuseu de Periferia - MUPE : possibilidade de uso de documento em estado digital para o ensino de história na Rede Municipal de Ensino de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.