Desenvolvimento profissional de professores formadores que atuam em conjunto na unidade curricular princípio das ciências de um curso de licenciatura em física

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Autor(es): dc.contributorCamargo, Sérgio, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorBortolini, Julio Eduardo, 1980--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:32:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:32:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66398-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66398-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 03/12/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 118-123-
Descrição: dc.descriptionResumo: A interdisciplinaridade está presente nos documentos oficiais sobre a formação de professores e no imaginário de muitos docentes. Partindo do pressuposto que fomos formados num modelo disciplinar, logo compartimentalizado, são inúmeros os desafios para integrar conhecimentos. O objetivo desta pesquisa é investigar o desenvolvimento profissional de professores formadores de professores que atuam em conjunto na componente curricular "Princípios das Ciências - Integração", do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Jaraguá do Sul. A referida componente curricular, é parte integrante da unidade curricular Princípios das Ciências a qual engloba conhecimentos das disciplinas de Biologia, Física e Química. Faz-se um resgate histórico da referida unidade curricular. Elementos da Teoria Crítica (Horkheimer, 1983; Giroux, 1999) são pano de fundo de nossa investigação. Discute-se a(s) possibilidade(s) de aplicação da metodologia Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (FOUREZ, 1997) na referida unidade curricular. A pesquisa de caráter qualitativo (YIN, 2016; BOGDAN e BIKLEN, 1994) é um estudo de caso de observação (BOGDAN e BIKLEN, 1994) e os dados são constituídos a partir da recolha por observações de campo e entrevistas. Utilizou-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para análise dos dados constituídos. Descreve-se qual é o desenvolvimento profissional dos professores que atuam na unidade curricular. Os resultados das análises apontam que a unidade curricular princípios das ciências favorece o trabalho interdisciplinar. Trabalha-se a pesquisa como princípio educativo e as ilhas interdisciplinares de racionalidade podem vir a ser a metodologia empregada. As professoras que atuam na unidade curricular demonstram um desenvolvimento profissional, adquirindo novos conhecimentos, competências e habilidades a partir da atuação em conjunto na unidade curricular. Palavras chave: Desenvolvimento profissional dos professores. Licenciatura em Física. Ilhas interdisciplinares de racionalidade.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Interdisciplinarity is present in the official documents on teacher education and in the imagination of many teachers. Assuming that we form a disciplinary model, compartmentalized there fore, are numbers or challenges to integrate knowledge. The main objective of this research is to investigate the professional development of teacher educators who work in the set of curriculum components "Principles of Sciences - Integration", which belongs to degree physics course of Federal Institute of Santa Catarina, campus Jaragua do Sul. To include curriculum component, is part member of the course Principles of Sciences and qualifies the knowledge of the subjects of Biology, Physics and Chemistry. It makes a historical rescue of the curricular unit. Elements of Critical Theory (Horkheimer, 1983; Giroux, 1999) are the background of our investigation. We discuss the possibility(s) of applying the Interdisciplinary Islands of Rationality methodology (FOUREZ, 1997) in the course unit. This qualitative research (YIN, 2016; BOGd A n and BIKLe N, 1994) is an observation case study (BOGDAN and BIKLEN, 1994) and the data are constituted from the collection by field samples and interviews. A content analysis was used (BARDIN, 2011) for analysis of constituted data. Describe what is the professional development of teachers working in the course. The results of the analyzes indicate that the course principles of science favor interdisciplinary work. Work on research as an educational principle and how interdisciplinary islands of rationality can be used as a methodology. The teachers working in the course demonstrate professional development, they got new knowledge, skills and abilities from joint activities in the course. Keywords: professional development of teachers. degree in physics. interdisciplinary islands of rationality.-
Formato: dc.format250 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de fisica-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectDidatica-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades - Curriculos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Título: dc.titleDesenvolvimento profissional de professores formadores que atuam em conjunto na unidade curricular princípio das ciências de um curso de licenciatura em física-
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