Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Valéria Milena Röhrich, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Grasiele Dalbão Rodrigues Modesto de, 1978- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:22:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:22:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/66388 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66388 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Valéria Milena Rohrich Ferreira | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 17/10/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 99-102 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Essa pesquisa ocupou-se de analisar a tríade criança, espaço e redes de interdependência a partir de uma análise da participação de crianças em processos de alteração de espaços na cidade de Curitiba. A primeira parte da pesquisa foi composta por uma etapa exploratória, olhando "do alto e de longe" cinco espaços da cidade que estavam sofrendo processos de alteração por meio de um movimento composto por adultos e crianças. Posteriormente, selecionou-se, para fins dessa pesquisa, o espaço que contemplava a maior diversidade de atividades, bem como, o maior número de crianças envolvidas. Olhando então "de baixo e de perto", podese constatar que as atividades propostas eram muito interessantes, propunham a discussão sobre a apropriação de espaços da cidade, especialmente os vazios urbanos, que, nesse caso, transformou-se em uma horta comunitária. Esta fora palco de uma série de atividades culturais, esportivas, de lazer, espiritualidade, e claro, manejo e cultivo. Por fim, ao analisar os dados produzidos, distanciando-se novamente para "o alto e de longe", foi possível demonstrar que, se "de baixo e de perto", o movimento consegue ocupar e alterar espaços da cidade com uma proposta interessante e necessária, "do alto e de longe" é possível constatar que se trata de um movimento com uma certa romantização e apropriação elitista da natureza e dos espaços da cidade. Palavras-chave: Cidade. Alteração. Criança. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aimed to analyze the triad formed by child, space and webs of interdependence based on an analysis of children participation in the changing processes of spaces in the city of Curitiba. The first part of the research was constituted by an exploratory stage, observing five spaces in the city "far from above". These spaces were going through changing processes by means of a movement formed by adults and children. Later, for the purposes of this research, the space that contemplated most diversity of activities was selected, as well as the higher number of children involved. Observing "near from below", it was possible to recognize that the activities proposed were very interesting. They proposed the discussion about the appropriation of spaces in the city, especially the urban empty ones, which, in this case, became a community garden. This garden was the stage of a series of cultural, sporting, leisure, spiritual, and, certainly, management and cultivation activities. Finally, after analyzing the produced data, going back to "far from above", it was possible to realize that, if "near from below", the movement is able to occupy and change spaces in the city with an interesting and necessary proposal, "far from above", it is possible to realize that it is a movement with certain romanticization and elitist appropriation of nature and spaces in the city. Keywords: City. Change. Child. | - |
Formato: dc.format | 104 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços publicos - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade - Organização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A participação de crianças em espaços públicos da cidade de Curitiba : redes de interdependência em um bairro de classe média | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: