Uma breve análise do ensino do teorema de Pitágoras e sua relação com o postulado das paralelas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Carlos Henrique dos, 1951--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jociele dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:36:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:36:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66386-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66386-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Henrique dos Santos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Defesa : Curitiba, 20/09/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 88-
Descrição: dc.descriptionResumo: O principal objetivo do presente trabalho é causar no leitor uma reflexão sobre como o Teorema de Tales e o Teorema de Pitágoras vêm sendo abordado no Ensino Fundamental e Médio. Além de investigarmos como essa abordagem é feita, algumas sugestões são apresentadas. Outro objetivo, não menos importante, é mostrar que o Teorema de Pitágoras e o Postulado das Paralelas são equivalentes, diferente do que estamos acostumados a ver em livros didáticos de matemática aprovados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), nos quais o Teorema de Pitágoras parte do Postulado das Paralelas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The main objective of this paper is to cause the reader to reflect on how the Tales Theorem and the Pythagorean Theorem have been approached in elementary and high school. In addition to investigating how this approach is made, some suggestions are presented. Another, not least, objective is to show that the Pythagoras Theorem and the Parallel Postulate are equivalent, different from what we are used to seeing in math textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD), in which the Pythagoras part of the Parallel Postulate.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPitagoras, Teorema de-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleUma breve análise do ensino do teorema de Pitágoras e sua relação com o postulado das paralelas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.