Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hameister, Martha Daisson, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | - |
Autor(es): dc.creator | Paz, Maurício, 1978- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:02:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:02:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/66350 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66350 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.a Dr.a Martha Daisson Hameister | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 21/12/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 93-96 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa é fruto dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Ensino de História da UFPR, junto ao Programa Nacional ProfHistória. A ideia central foi explorar a gamificação como uma metodologia possível ao uso em sala de aula e refletir acerca de exercícios desenvolvidos pelo autor no seu cotidiano escolar. Para tal, foi utilizado o pensamento de Jorn Rüsen como base teórica e linha condutora das investigações acerca das escolhas didáticas no uso de lúdicos e jogos no ensino de História. PALAVRAS-CHAVE Gamificação - Consciência Histórica - Ensino de História . | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research is the result of the studies developed in the Post-Graduate Program in the Teaching History, UFPR, in the National Program ProfHistoria. The central idea was to explore the gamification as a possible classroom methodology and reflect on exercises developed by the author in his school routine. For that, Jörn Rüsen's thinking was used as the theoretical basis and guiding line for the investigations about the didactic choices when using of ludics and games in the teaching of History. KEYWORDS Gamification - Historical Consciousness - Teaching of History. | - |
Formato: dc.format | 96 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Exercicios e jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem por atividades | - |
Título: dc.title | História e gamificação : reflexões e aplicabilidade de lúdicos no ensino de história | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: