História e gamificação : reflexões e aplicabilidade de lúdicos no ensino de história

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Autor(es): dc.contributorHameister, Martha Daisson, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História-
Autor(es): dc.creatorPaz, Maurício, 1978--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:32:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:32:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66350-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66350-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dr.a Martha Daisson Hameister-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 21/12/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 93-96-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa é fruto dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Ensino de História da UFPR, junto ao Programa Nacional ProfHistória. A ideia central foi explorar a gamificação como uma metodologia possível ao uso em sala de aula e refletir acerca de exercícios desenvolvidos pelo autor no seu cotidiano escolar. Para tal, foi utilizado o pensamento de Jorn Rüsen como base teórica e linha condutora das investigações acerca das escolhas didáticas no uso de lúdicos e jogos no ensino de História. PALAVRAS-CHAVE Gamificação - Consciência Histórica - Ensino de História .-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research is the result of the studies developed in the Post-Graduate Program in the Teaching History, UFPR, in the National Program ProfHistoria. The central idea was to explore the gamification as a possible classroom methodology and reflect on exercises developed by the author in his school routine. For that, Jörn Rüsen's thinking was used as the theoretical basis and guiding line for the investigations about the didactic choices when using of ludics and games in the teaching of History. KEYWORDS Gamification - Historical Consciousness - Teaching of History.-
Formato: dc.format96 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Exercicios e jogos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividades-
Título: dc.titleHistória e gamificação : reflexões e aplicabilidade de lúdicos no ensino de história-
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