Estudantes com altas habilidades/superdotação na universidade : análise de itinerários pedagógicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Laura Ceretta-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorTiton, Eliane Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66307-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66307-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dr.a Laura Ceretta Moreira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação,, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/09/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 185-200-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo investiga como as necessidades educacionais dos(as) estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) são identificadas e atendidas durante a trajetória educacional, da educação básica ao ensino superior. A Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) reafirma a transversalidade da educação especial em todos os níveis e etapas de ensino e a condição desses(as) estudantes como público alvo da educação especial, sendo que orienta a oferta de ambientes inclusivos e de serviço de atendimento educacional especializado, direito legalmente garantido e pouco efetivado. Nesse contexto destaca-se a pesquisa que tem como objetivo conhecer a trajetória educacional de estudantes universitários com AH/SD, sobretudo para avaliar como seus direitos e suas especificidades pedagógicas se constituíram, da educação básica ao ensino superior. Participaram da pesquisa 15 estudantes da Universidade Federal do Paraná, com faixa etária entre 18 e 23 anos, matriculados nos cursos de Arquitetura, Biomedicina, Ciência da Computação, Engenharias, Letras, Matemática, Medicina e Sistemas de Informação. Adotou-se como delineamento metodológico a Análise de Conteúdo, tendo como elemento estruturante categorias e subcategorias organizadas a partir das informações do Inventário Pedagógico para Altas Habilidades/Superdotação (IPAHSD), instrumento criado para esta pesquisa. Dentre os dados encontrados evidenciou-se um índice maior de estudantes do gênero masculino e a ausência de estudantes negros e indígenas entre os(as) participantes. Constatou-se que o IPAHSD detectou a presença de indicativos de AH/s D e a manifestação do potencial dos/das estudantes desde os anos iniciais da escolarização, porém a identificação acontecendo somente na vida adulta (universidade); verificou-se a forte presença da família, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. A autopercepção sobre a facilidade de aprendizagem e a multiplicidade de interesses como característica comum dos(as) participantes, assim como, sua busca por aprofundamento e enriquecimento curricular, seu subaproveitamento de potencial pelos(as) professores(as) e pela universidade, foi constatado; a sala de aula, a biblioteca, o restaurante universitário e os laboratórios como espaços de maior relevância na universidade, o clamor por aulas práticas, metodologias ativas e maior espaço de participação e de interação, também foi evidenciado. Os resultados demonstraram ainda que, em todas as etapas de ensino, a presença de estudantes com indicadores ou identificados com altas habilidades/superdotação por si só não resguarda seus direitos, por isso o uso de instrumentos de identificação que permitam demonstrar a trajetória escolar/acadêmica de estudantes universitários contribui para tirá-los da invisibilidade e tensionar a efetivação de políticas e práticas que concretizem o atendimento às suas necessidades e, consequentemente, assegurem a legitimidade de sua condição de estudante público-alvo da educação especial. Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação. Ensino Superior. Inventário Pedagógico. Identificação.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The research studies how the educational needs of high ability/gifted (HA/GT) students are identified and served during their educational journey, from elementary school through the university. The Brazilian Special Education Policy under the perspective of Inclusive Education (2008) assesses special education is transversal to all learning levels and stages and that these students are the target of Special Education, guiding to the offer of inclusive environments and specialized educational services, a right legally assured and poorly implemented. Within this context, the research aims at recognizing the educational journey of HA/GT university students, especially to evaluate how these rights and pedagogic specificities were constituted from elementary school through the university. Participants were fifteen students from the Federal University of Paraná within 18 and 23 years old attending the courses of Architecture, Biomedicine, Computing Science, Engineering, Language and Literature, Mathematics, Medicine and Information Systems. Content Analysis was adopted, categories and subcategories being structured based on the Information of the Pedagogic Inventory for High Abilities/Giftedness (IPAHSD), instrument specially developed for this study. Findings have evidenced larger number of males and the absence of Afro-American and Indians among the participants. The IPAHSD has detected the presence of HA/GT indicators and potential performance since the first school years, but identification has been concluded only during the adult life (university); family was a strong presence, especially during the first years of elementary school. Self-perception of easy learning and multiple interests was a common characteristic to the participants, as well as their search for curricular deepening and enrichment, the under improvement of their potentials by professors and the university itself. The classroom, the library, the school restaurant and the labs were their most relevant spaces: they claim for practical classes, active methodologies and larger participation and interaction. Result have also demonstrated that - in all the education stages - the presence of students with HA/GT indicators or already identified does not assure their rights, thus, identification instruments allowing to demonstrate the school journey of university students contribute to take them out of the invisibility and boost the implementation of policies and practices to really serve their need and, consequently, assure the legitimacy of their condition of Special Education target. Keywords: High Abilities/Giftedness. University education. Pedagogical Inventory. Identification.-
Formato: dc.format210 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotados - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitarios-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEstudantes com altas habilidades/superdotação na universidade : análise de itinerários pedagógicos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.