Educação matemática inclusiva : o material didático na perspectiva do desenho universal para área visual

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Autor(es): dc.contributorGóes, Anderson Roges Teixeira, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino-
Autor(es): dc.creatorBerbetz, Márcia Regina Silva, 1966--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:20:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:20:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66305-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66305-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Professor Dr. Anderson Roges Teixeira Góes-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 27/11/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 110-117-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objetivo de estudo analisar a utilização de um material manipulável tátil na perspectiva do Desenho Universal para a área visual, visando o ensino da Álgebra do Fundamental II em uma escola pública de Curitiba. Um produto, ambiente, programa ou serviço é concebido dentro do Desenho Universal se pode ser utilizado por todas as pessoas, não necessitando de um projeto específico conforme a necessidade especial, bem como, sem a necessidade de adaptação. Com isso, a pesquisa apresenta um material didático manipulativo tátil dentro da perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem que contribua com a compreensão de conceitos matemáticos relacionados a polinômios num ambiente de sala de aula onde há um estudante com deficiência visual, para realizar, dessa forma, a sua inclusão. O aporte teórico possui como principais referências: Gabrilli (2016), Cast (2011; 2012), Lorenzato (2006; 2010), Ponte (2013), Nacarato (2005), Fiorentini e Miorin (1990) e Vygotsky (1993,1997). A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo intervenção pedagógica, que utilizou como instrumentos: observação direta; gravação de áudio e vídeo; registro fotográfico; questionários; entrevista semiestruturada. O processo de construção e aplicação das atividades permeou reunião com pesquisadores e professora regente, com vistas à construção e adaptação do material manipulável tátil, denominado Placas Algébricas. Com esse material, por meio de atividades orientadas, foram produzidos dados que possibilitem a descrição de aspectos relativos à: Placas Algébricas na perspectiva do Desenho Universal para a área visual; as placas Algébricas como recurso promotor de aprendizagem em relação à interação do entre participante com deficiência visual e estudantes; como ferramenta mediadora no processo de ensino e aprendizagem; as contribuições do material manipulável tátil na perspectiva do Desenho Universal para atender as necessidades educacionais do participante com deficiência visual nas aulas de Matemática; a percepção da professora regente quanto ao uso das Placas Algébricas. As análises da pesquisa mostram que o uso das Placas Algébricas proporcionaram oportunidades flexíveis de uso e de aprendizagem por todos os estudantes, auxiliou a fixar conceitos vistos em séries anteriores e propiciou a visualização, a representação de conceitos e a sua própria construção. No processo percebeuse o engajamento de todos os participantes que contribuíram para a inclusão do participante com deficiência visual durante as atividades. Desta forma, esta pesquisa contribui com a discussão acerca da real inclusão de estudantes com necessidades especiais, sobretudo estudantes com deficiência visual, na Educação Matemática Inclusiva. Palavras-chave: Educação Básica; Ensino de Álgebra; Educação Inclusiva; Desenho Universal; Educação Matemática.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present work is inserted in the research line Theories and Practices of Teaching in Basic Education. The objective of this study is to analyze the use of a tactile manipulative material from the perspective of Universal Design for the visual area, aiming at the teaching of Elementary Algebra in a public school in Curitiba. A product, environment, program or service is designed within Universal Design if it can be used by all people, not requiring a specific design as needed, as well as without adaptation. Thus, the research presents a tactile manipulative didactic material from the perspective of Universal Design for Learning that contributes to the understanding of mathematical concepts related to polynomials in a classroom environment where there is a visually impaired student, to do so. , its inclusion. The main theoretical references are Gabrilli (2016), Cast (2011; 2012), Lorenzato (2006; 2010), Ponte (2013), Nacarato (2005), Fiorentini and Miorin (1990) and Vygotsky (1993,1997). The research methodology is characterized as qualitative pedagogical intervention, which used as instruments: direct observation; audio and video recording; photographic register; questionnaires; semi structured interview. The process of construction and application of activities permeated a meeting with researchers and conducting teacher, with a view to the construction and adaptation of tactile manipulable material, called Algebraic Plates.With this material, through oriented activities, data were produced that enable the description of aspects related to: Algebraic Plates in the perspective of Universal Design for the visual area; Algebraic plates as a learning resource in relation to the interaction between visually impaired participants and students; as a mediator tool in the teaching and learning process; the contributions of tactile manipulable material from the perspective of Universal Design to meet the educational needs of the visually impaired participant in mathematics classes; the conducting teacher's perception of the use of Algebraic Plates. The research analyzes show that the use of Algebraic Plates provided flexible opportunities for use and learning by all students, helped to fix concepts seen in previous grades and provided visualization, concept representation and their own construction. In the process we noticed the engagement of all participants that contributed to the inclusion of the visually impaired participant during the activities. Thus, this research contributes to the discussion about the real inclusion of students with special needs, especially visually impaired students, in Inclusive Mathematical Education. Keywords: Basic Education; Algebra teaching; Inclusive education; Universal design; Mathematical education.-
Formato: dc.format150 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAlgebra - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência visual - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEducação matemática inclusiva : o material didático na perspectiva do desenho universal para área visual-
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