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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Diniz Filho, Luis Lopes, 1966- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Autor(es): dc.creator | Garbossa, Renata Adriana, 1974- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:27:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:27:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/66295 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66295 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Luiz Lopes Diniz Filho | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 29/11/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 288-309 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No Brasil, as discussões sobre o desenvolvimento local não são recentes e sofreram alterações significativas ao longo das décadas. Desde a implantação das primeiras políticas regionais até as mais recentes, alguns avanços foram identificados, fazendo-se necessária a interlocução das políticas de desenvolvimento local e regional com a dinâmica do território e as instituições de ensino superior (IES). Nas últimas décadas, a partir do início do século XXI, os conceitos de desenvolvimento e crescimento econômico vêm recebendo alterações, embora a preocupação com o desenvolvimento não seja recente. A partir da década de 1990, o estado do Paraná alterou sua base produtiva com transformações econômicas, sociais, políticas e educacionais e ampliou a infraestrutura técnico-científica. Uma década mais tarde, seguindo o movimento de expansão e interiorização do ensino superior que estava ocorrendo no Brasil, o Paraná também vivenciou o aumento significativo de IES, alterando a dinâmica do território. Com base nesse movimento, esta tese tem como objetivo geral pesquisar como o processo de expansão e interiorização da Universidade Tecnológica Federal no estado do Paraná (UTFPR) contribui para o desenvolvimento local nos municípios de Francisco Beltrão, Apucarana e Guarapuava. A metodologia utilizada tem cunho bibliográfico e de campo, e os resultados mostram que a instalação dos três câmpus pesquisados foram responsáveis por alterações no espaço e na dinâmica urbana, com aumento na verticalização e na diversidade cultural devido ao número de docentes, discentes e técnicos-administrativos vindos de outros estados brasileiros, bem como na contribuição da infraestrutura técnico-científica na economia paranaense e no aumento do número de ativos institucionais. Tudo isso ocasionou a ampliação e a articulação entre o poder público, o setor produtivo e a comunidade local. Houve um aumento significativo nos setores econômicos, nos postos de trabalho formais e na soma do salário médio real nos três setores analisados. Além do crescimento no número de vínculos ativos, o maior aumento ocorreu na soma do salário médio real no ensino superior, em função da mão de obra qualificada, cujo retorno do investimento em capital humano sobre os salários é direto, pois quanto maior for a escolaridade maior será o seu nível salarial. O maior nível de escolaridade reflete no grau de produtividade, de modo que, se analisados os setores da indústria da transformação, da construção civil e dos serviços anterior e posterior à instalação dos câmpus pesquisados, verifica-se um aumento na taxa anual de crescimento do salário médio real como proxy da produtividade do trabalho em todos os setores com destaque para os serviços. As IES têm um papel proeminente no processo de criação e disseminação de novos conhecimentos e inovações, que sistematizam e difundem conhecimentos científicos e culturais, na produção e distribuição da renda nacional e no avanço da democracia, para uma melhor distribuição da renda e uma sociedade mais justa. Da mesma forma, os espaços locais têm ganhado crescente relevância, trazendo novos polos de articulação de interesses para abrigar novos atores da regulação econômica e da promoção do desenvolvimento econômico. Palavras-chave: Interiorização. Expansão. Ensino superior. Desenvolvimento local. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In Brazil, discussions about local development are not recent and have changed over the decades. Since the implementation of the first regional politics until the most recent ones, some advance has been identified, making the interlocution of local and regional development politics with the dynamics of the territory and superior education institutions necessary. For the last decades, from the beginning of XXI century, the concepts of development and economic growth have been changing, even though the concern about this development is not recent. From the 1990s, Paraná state has altered its productive base with the economic, politic and educational transformations and has expanded the technical-scientific structure. One decade later, following the expansion and interiorization of superior education, which was happening in Brazil, Paraná also had the experience of significant increase of superior education institutions, which contributed to the changes of the dynamic in the territory. Drawn on this movement, this thesis aims to research the way the expansion and internalization processes of Universidade Tecnológica Federal in Paraná state (UTFPR) has contributed to the local development of Francisco Beltrão, Apucarana and Guarapuava. The methodology used has bibliographic and field research aspects. The results show that the installation of the three campuses analyzed were responsible for the changes in space and also in relation to urban dynamics, increasing the verticalization and cultural diversity, due to the number of teachers, students and technical staff who came from other Brazilian states, as well as the contribution of technical-scientific structure in the economy of the state and the increasing number of institutional assets. All of these have caused some increase and connection between the public power, the productive area and the local community. There has been a significant growth in the economic areas, in the formal workplaces and in the average of salary of the three segments analyzed. Besides the growth of asset bonds, the biggest increase was in the average salary in superior education, because of the qualified labor, whose return of the investment in human capital over the salaries was direct, as the higher the level of education, the higher the salary will be. The highest level of education reflects on the degree of productivity. Thus, if the industry of transformation, civil construction areas and services before and after the installation of the campus were analyzed, an increase on the annual taxes of average salary such as the proxy of work productively in all the areas, with emphasis on services may be verified. The superior education institutions have a leading role in the process of creation and in the spread of new knowledge and innovation, which systematize and disseminate scientific and cultural knowledge, in the production and distribution of national income and in the advance of democracy, for a better distribution of income and a fairer society. The same way, the local spaces have been more and more relevant, bringing new places of articulation of interest to receive new agents of the economic regulation and of the promotion of economic development. Keywords: Interiorization. Increase. Higher education. Local development. | - |
Formato: dc.format | 309 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade urbana - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Título: dc.title | Expansão e interiorização da universidade tecnológica federal no estado do Paraná : efeitos no desenvolvimento local | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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