Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática

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Autor(es): dc.contributorAgranionih, Neila Tonin, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino-
Autor(es): dc.creatorCampos, Mariangela Jocelita Frigo de, 1982--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:19:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:19:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66232-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66232-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Neila Tonin Agranionih-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 11/12/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 111-112-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da prática de filmar, assistir e problematizar situações vivenciadas durante o desenvolvimento de jogos para a aprendizagem de cálculos matemáticos em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e envolveu uma intervenção composta de três etapas: jogo antes da reflexão, reflexão coletiva e jogo pós-reflexão. Envolveu 32 estudantes, com idades entre 7 a 9 anos, de um terceiro ano de uma Escola Municipal de Curitiba, sendo que dentre estes, 16 estudantes foram sorteados para participar do primeiro momento da pesquisa (jogo). Os momentos do jogo foram gravados em áudio e vídeo para análise dos diálogos estabelecidos entre os estudantes no processo de formulação de estratégias resolutivas dos cálculos. Após o jogo foram realizadas edições nas gravações e as mesmas foram apresentadas para todos os 32 estudantes. A análise de dados envolveu três categorias prévias: estratégias de cálculo, processos reflexivos e mudanças de atitudes. Dentre as estratégias de cálculo foram identificadas: cálculo nos dedos, contagem termo a termo, cálculo mental, uso de apenas uma operação, e o uso de duas operações. Foram observados processos reflexivos em relação ao início da partida; à organização da vez de jogar; às possibilidades de estratégias de resolução de cálculos; à percepção e à compreensão sobre os objetivos do jogo. As mudanças de atitudes se deram em relação ao erro, à competitividade, à interação com os colegas, ao envolvimento no jogo; ao cálculo e seus registros, ao cálculo mental, à postura do estudante em relação ao tabuleiro, às estratégias de jogo, à postura quanto à conferência dos resultados dos cálculos. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que o momento de reflexão coletiva sobre o jogo contribuiu para o envolvimento nas atividades propostas e para que os estudantes assumissem a responsabilidade pela construção do conhecimento, à medida que refletem sobre as jogadas na busca por soluções estratégicas. Também revelaram que o momento de reflexão coletiva contribui para a construção de estratégias mais elaboradas de cálculo, para o maior envolvimento dos estudantes no jogo, gerando interesse, atenção e concentração nas possibilidades da matemática. E, ainda, concluímos que ao trabalhar com essa metodologia estamos oportunizando que o estudante seja protagonista do/no seu processo de aprendizagem. Palavras-chave: Vídeo na sala de aula. Jogo matemático. Estratégias de cálculo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aims to analyze the contributions of the practice of filming, watching, and bringing to discussion situations experienced during the development of games for learning mathematical calculations in a 3rd grade elementary school class. The research is qualitative and involved an intervention carried along three stages: considerations prior to the game, collective considerations and considerations after the game. The research involved 32 students, aged 7 to 9, from a third year of Municipal School in Curitiba. Among these, 16 students were drawn randomly to participate in the first stageof the research (game). The students were recorded in audio and video while playing, so that it was possible to analyze the dialogues established amongthem in the process of formulation of solving strategies for thecalculations. After the game, a few edits were made on the recordings, and later displayed to all 32 students. Data analysis involved three previous categories: calculations strategies, reflective processes, and changes in attitudes. Among the calculation strategies finger calculations, element by element counting, mental calculation, use of only one operation, and the use of two operations were identified. Reflective processes were observed at the start of the match, as play turn organization,the possibilities of calculations resolution strategies,and the perception and understanding of the goals of the game. The changes in the students' attitudes were related to error, competitiveness, interaction with classmates, involvement in the game; to the calculations and its records, the mental calculations, the students'stance in relation to the board, to the game strategies, to the posture regarding the calculations results verification. The outcomings of this research showed that the moment of collective considerations on the game contributed to the students' involvement in the proposed activities and to their responsibility in the construction of knowledge, for they thought carefully on the moves in search of strategic solutions. They also revealed that the moment of collective considerations contributes to the construction of more elaborate calculation strategies and to the greater involvement of students in the game, which enhances interest, attention and concentration on the mathematical possibilities. Hence, we concluded that by working with this methodology we are allowing the student to be a protagonist of / in their learning process. Keywords: Video in the classroom. Mathematical game. Calculations strategies-
Formato: dc.format128 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectJogos em educação matematica-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleFilmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática-
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