Natureza da ciência nas pesquisas sobre controvérsias sociocientíficas : o estado do conhecimento no contexto brasileiro

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Autor(es): dc.contributorAires, Joanez Aparecida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorKrupczak, Carla, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:35:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:35:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66231-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66231-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Joanez Aparecida Aires-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 29/11/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 159-167-
Descrição: dc.descriptionResumo: Um dos objetivos do Ensino de Ciências é formar cidadãos cientificamente alfabetizados e preparados para tomar decisões em assuntos envolvendo a ciência e a tecnologia. Para alcançá-lo, os estudantes precisam, além de entender os conceitos científicos, compreender as relações existentes entre a ciência, tecnologia e sociedade, bem como sobre a construção do conhecimento científico, ou seja, sobre Natureza da Ciência (NdC). Existem na literatura diversas propostas didáticas e abordagens específicas que visam esses objetivos de formação cidadã e, uma dessas, envolve a discussão de Controvérsias Sociocientíficas (CSC). Atividades envolvendo CSC têm potencial para facilitar o entendimento da NdC em sala de aula. Em função disso, o objetivo desta pesquisa é analisar se e como a NdC está sendo discutida nas pesquisas brasileiras sobre CSC. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza quantiqualitativa, do tipo estado do conhecimento. Os dados foram constituídos a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Buscaram-se as teses e dissertações que versavam sobre CSC defendidas até 2017 em programas de pós-graduação das áreas de Educação e Ensino, sendo encontradas 69 pesquisas, entre teses e dissertações, as quais foram interpretadas por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que a produção acadêmica sobre as CSC ainda é recente no Brasil e está concentrada na região sudeste. Além disso, foram constatadas três principais lacunas: existem pouquíssimas propostas e estudos relativos ao Ensino Fundamental e EJA, de cunho teórico e de realização de projetos que envolvam a comunidade externa à escola. Em relação à NdC, percebeu-se que essa é pouco explorada nas teses e dissertações sobre CSC. Além disso, quando a NdC aparece nos trabalhos, isso é feito de forma simplificada e abordando apenas alguns aspectos da ciência. Os dois aspectos mais presentes relativos à NdC, são a não neutralidade da ciência frente aos conflitos sociais, políticos, econômicos e morais e o caráter histórico e dinâmico do conhecimento. Apenas quatro teses e dissertações tinham como objetivo principal discutir e/ou analisar e/ou estimular o entendimento sobre a NdC no contexto das CSC. Dessas, apenas uma se constituía em sequência didática para o Ensino Médio. Palavras-chave: Controvérsias Sociocientíficas. Natureza da Ciência. Estado do Conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: One of the goals of science education is to educate citizens who are scientifically literate and prepared to make decisions in matters involving science and technology. For this, students need, in addition to understanding the scientific concepts, to understand the existing relationships between Science, Technology and Society and the construction of scientific knowledge, ie the Nature of Science (NOS). There are several didactic proposals and specific approaches in the literature aimed at these objectives of citizen formation and one of these involves the discussion of Socioscientific Issues (SSI). Activities involving SSI have the potential to facilitate understanding of NOS in the classroom. Because of this, the objective of this research is to analyze if and how NOS is being discussed in Brazilian research on SSI. Thus, a quantiqualitative study of the state of knowledge type was performed. The data was constituted in the CAPES Catalog of Theses and Dissertations. We sought the theses and dissertations that dealt with SSI defended until 2017 in postgraduate programs in the areas of Education and Teaching, and found 69 theses and dissertations, which were interpreted through Discursive Textual Analysis. The analyzes indicated that the academic production about the SSI is still recent in Brazil and is concentrated in the southeast region of the country. In addition, several gaps were found: there are very few proposals and studies related to elementary school and Youth and Adult Education, with a theoretical nature and projects involving the community outside the school. Regarding the NOS it was noticed that it is little explored in the theses and dissertations about SSI. In addition, when NOS appears in work, it is done in a simplified way and covering only some aspects of science. The two most common aspects are the non-neutrality of science in the face of social, political, economic and moral conflicts and the historical and dynamic character of knowledge. Only four theses and dissertations had as main objective to discuss and/or analyze and/or stimulate the understanding about the NOS in the context of the SSI. Of these, only one was a didactic sequence for high school. Keywords: Socioscientific Issues. Nature of Science. State of Knowledge-
Formato: dc.format167 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiências - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Título: dc.titleNatureza da ciência nas pesquisas sobre controvérsias sociocientíficas : o estado do conhecimento no contexto brasileiro-
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