Oceanografia na escola : uma abordagem integradora dos conteúdos por área de conhecimento do ensino fundamental no Colégio Estadual Ilha de Superagui

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Lilian Medeiros de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografia-
Autor(es): dc.creatorX-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66197-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66197-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Lilian Medeiros de Mello-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Reitoria, Curso de Graduação em Oceanografia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO Colégio Estadual da Ilha de Superagui participa do Programa Nacional de Educação de Campo, que tem como objetivo abordar em aula a realidade local, incluindo os modos de vida, conhecimentos tradicionais e cultura. A comunidade local é pesqueira e considerada comunidade tradicional caiçara, localizada próxima aos limites da Unidade de Conservação Marinha Parque do Superagui (Guaraqueçaba-Pr). Considerando o ensino do colégio e o ambiente no qual está inserido, nota-se que a Oceanografia é uma potencial ferramenta para oferecer abordagens metodológicas que atendam às necessidades, interesses e problemas escolares. Sendo assim, a Oceanografia pode atuar por meio da educação ambiental e da pesquisa-ação, com o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Este trabalho é uma proposta metodológica de integração do conhecimento de Oceanografia ao plano de ensino dos anos finais do ensino fundamental, a partir de aulas e atividades práticas correlatas aos conteúdos estruturantes do terceiro bimestre do ano letivo de 2017. Por meio de reuniões com as docentes e direção da escola, foram estabelecidos temas geradores que nortearam as aulas e atividades práticas. Sendo eles: pesca artesanal de Superagui, biodiversidade local, geomorfologia da região, povos tradicionais e legislação de Unidade de Conservação. Conforme os preceitos da pesquisa-ação, a comunidade escolar foi envolvida nos processos de elaboração e desenvolvimento do projeto. Os alunos se interessaram pelas atividades à medida que as mesmas eram dinâmicas e próximas com elementos do seu cotidiano. Três docentes participaram ativamente aprendendo, ensinando e dando continuidade aos temas através de trabalhos práticos. Entre os temas geradores, o que mais foi trabalhado posteriormente foi a pesca artesanal. Ao todo vinte e dois voluntários colaboraram, vivenciando a experiência de extensão universitária associada à educação ambiental. A partir dos temas geradores, foi criado um acervo didático com as aulas, material de apoio e sugestões de planos de trabalho. A abordagem integradora e a interdisciplinaridade ofereceram aos envolvidos momentos de troca de saberes e diálogo entre universidade – escola e diferentes realidades de vida.-
Formato: dc.format45f. : Ils., fots., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducaçao do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectPovos tradicionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Pesquisa-ação-
Título: dc.titleOceanografia na escola : uma abordagem integradora dos conteúdos por área de conhecimento do ensino fundamental no Colégio Estadual Ilha de Superagui-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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