
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Peixe, Blênio Cezar Severo, 1954- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral | - |
| Autor(es): dc.creator | Baumel, Cely Cristina Padilha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:39:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:39:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/66128 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66128 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Blênio César Severo Peixe | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A Lei n° 11.638/07 determinou a maior mudança na legislação societária dos últimos 31 anos e instituiu como obrigatória a apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) em substituição a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) dentre outras mudanças significativas. Assim sendo, faz se necessária uma atualização por parte da classe contábil acerca dessas principais alterações que visam a harmonização contábil internacional. O presente estudo demonstra porque as normas e praticas contábeis diferem entre os países e quais foram os passos dados rumo a harmonização/convergência contábil internacional; traz de forma comparativa e bastante didática as principais mudanças após a Lei n° 11.638/2007 entrar em vigor, e, culmina na apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa versus Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, suas características, vantagens e desvantagens. A metodologia utilizada enquadra-se quanta aos objetivos, forma de abordagem e procedimentos como sendo Exploratória, Qualitativa e Comparativa respectivamente. Como resultado de tal estudo, fica a constatação de que apesar da DOAR ser uma demonstração mais completa tem estrutura e conceitos de difícil entendimento a não contabilistas, e em contrapartida, a DFC atende de melhor maneira ao público interessado nas informações contábeis das empresas. Quanto ao estudo das convergências, nota-se que ainda ha muito por fazer e a falta de preparo técnico dos profissionais de contabilidade exerce influência direta na interpretação e aplicação das novas regras. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Balanço (Contabilidade) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fluxo de caixa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade - Legislação | - |
| Título: dc.title | Convergência contábil internacional : um estudo da demonstração do fluxo de caixa comparado com a DOAR - segundo a Lei 11.638/2007 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: