Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Minatel, Magaly Quintana Pouzo, 1972- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:33:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:33:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/66092 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66092 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Kirchner Guimarães | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/09/2016 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 123-131 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo investigou as relações entre as habilidades metamorfológicas, relativas à morfologia derivacional e flexional e o desempenho dos participantes em provas de compreensão da leitura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa transversal com alcance correlacional. Participaram do estudo 94 escolares de três turmas de Ensino Fundamental (3.º, 4.º e 5.º anos) de uma escola pública de Curitiba (Paraná - Brasil). Foram aplicadas cinco diferentes tipos de provas: duas de vocabulário - o subteste de vocabulário do WISC IV e uma tarefa de definição de palavras afixadas; uma prova para avaliar a memória de trabalho verbal (o subteste Dígitos - WISC IV); quatro provas para a avaliação de habilidades morfológicas (flexional e derivacional), sendo duas delas de analogia no nível lexical e outras duas que trabalharam com derivação, decomposição e flexão em contexto; além de duas provas de compreensão leitora - a primeira padronizada - PROCOMLE e a segunda PACLEEM que avaliou a compreensão de elementos mórficos flexionais e derivacionais presentes em uma fábula. Os resultados expressam um avanço gradual do vocabulário dos estudantes, o que pode ser interpretado como influência da escolaridade, que exerce importante papel no desenvolvimento lexical. Evidenciam também que os leitores com maior desempenho em compreensão de leitura são os que já automatizaram os mecanismos de decifração. Nas provas de compreensão leitora, o melhor desempenho dos alunos nos textos narrativos revela maior familiaridade deles com esse gênero textual. Observam-se entre as medidas relativas à morfologia derivacional e flexional e a compreensão leitora correlações significativamente positivas, variando de moderada a forte conforme avançam os anos escolares. Palavras-chave: Habilidades Morfológicas - Compreensão Leitora | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study investigated the relationship between metamorphological skills relating to derivational and inflectional morphology and also to participants' performance in reading comprehension tests. Therefore, a cross-sectional AND correlational survey was carried out. THE data were collected from 94 students of three elementary school classes (3rd, 4th and 5th grades) of a public school in Curitiba (Parana - Brazil). Five different types of tests were applied: two vocabulary ones - the WISC-IV Vocabulary subtest and a task of definition of affixed word; a test to assess verbal working memory (the Digit subtest - WISC IV); four tests for assessing morphological skills (inflectional and derivational), two of them of analogy on the lexical level and two others which dealt with derivation, decomposition and inflection in context; as well as two tests of reading comprehension - the first one is standardized - PROCOMLE, and the second test is PACLEEM which evaluated the understanding of inflectional and derivational morphic elements that are present in a fable. The results show a gradual improvement of students' vocabulary, which can be interpreted as influence of schooling, which plays an important role in lexical development. They also show that the readers with higher performance in reading comprehension are the ones who automatize the decoding mechanisms. In the tests of reading comprehension, the best performance of students in narrative texts reveals their greater familiarity with this genre. There are significantly positive correlations between the measures for the derivational and inflectional morphology and reading comprehension, ranging from moderate to strong as the school grades progress. Keywords: Morphological Skills - Reading Comprehension | - |
Formato: dc.format | 131 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compreensão na leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Testes de aptidão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O papel da consciência morfológica no desempenho em compreensão da leitura | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: