Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bohunovsky, Ruth, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Schier, Carmen, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.contributor | Universität Leipzig | - |
Autor(es): dc.creator | Menezes, Raquel Garcia D'Avila, 1990- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:24:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:24:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/66091 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66091 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Ruth Bohunovsky | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Drª. Carmen Schier | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras e Universidade de Leipzig. Defesa : Curitiba, 17/12/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 87-90 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos Linguísticos | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo uma análise acerca da representação da mulher em letras de rap feministas e como essas poderiam ser didatizadas para o contexto brasileiro de ensino de Alemão como Língua Estrangeira (ALE). Entre as letras de rap escolhidas para a análise - "Die Gretchenfrage" da rapper austríaca Yasmo, "Die Freundin von" da rapper alemã Sookee, "Sand in die Augen" do rapper alemão Danger Dan e "Gelernt" da banda Käptn Peng & Die Tentakel von Delphi - há algumas cantadas a partir de uma perspectiva masculina. Após uma discussão teórica sobre as particularidades do gênero textual rap e dos questionamentos atuais sobre a inserção desse gênero em livros didáticos e em sala de aula, apresenta-se uma análise das quatro letras de rap que compõem o corpus. Essa análise leva em consideração discursos feministas da atualidade e baseia-se no método de análise discursiva de textos em língua alemã proposto por Claus Altmayer (2007), assim como no conceito de Letramento Crítico. Baseado na análise realizada, o trabalho mostra que as mulheres são retratadas em situação de vulnerabilidade e ao mesmo tempo também de empoderamento. O presente trabalho almeja responder às seguintes perguntas de pesquisa: Que relevância didática possuem letras de raps feministas para o ensino de ALE em contexto brasileiro? Quais padrões de interpretação da imagem das mulheres podem ser reconstruídos em letras de rap feministas? De que forma as letras de rap feministas podem ser usadas para tematizar a igualdade de gênero em sala de aula de ALE? Por fim, propõe-se alguns exercícios para a inserção das letras de rap analisadas no presente trabalho no ensino de ALE em contexto brasileiro. Palavras-chave: Alemão como Língua Estrangeira. Estudos culturais. Padrão de interpretação cultural. Estudos de gênero. Imagem da mulher. Hip-hop. Rap. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work aims to analyze the representation of women in feminist rap lyrics and how these could be taught in the Brazilian context of teaching German as a Foreign Language (GFL). Among the rap lyrics chosen for analysis - "Die Gretchenfrage" from Austrian Rapper Yasmo, "Die Freundin von" from German Rapper Sookee, "Sand in die Augen" from German Rapper Danger Dan and "Gelernt" from the diverse band Käptn Peng & Die Tentakel von Delphi - there are some sung from a male perspective. After a theoretical discussion about the particularities of the rap as a textual genre and the current questions about the insertion of this genre in textbooks and in the classroom, an analysis of the four rap lyrics that make up the corpus is presented. This analysis considers feminist discourses today and is based on the method of discursive analysis of texts in German language proposed by Claus Altmayer (2007), as well as on the concept of Critical Literacy. Based on the analysis performed, the present work shows that women are portrayed in a situation of vulnerability and empowerment at the same time. This work aims to answer the following research questions: What didactic relevance do feminist rap lyrics have for teaching GFL in the Brazilian context? What patterns of women's image interpretation can be reconstructed in feminist rap lyrics? How can feminist rap lyrics be used to address gender equality in the GFL classroom? Finally, some exercises for the insertion of rap lyrics analyzed in the present work in the teaching of GFL in a Brazilian context are proposed. Keywords: German as a foreign language. Cultural studies. Cultural interpretation pattern. Gender studies. Perception of women. Hip-hop. Rap | - |
Descrição: dc.description | ZUSAMMENFASSUNG: Im Rahmen der vorliegenden Arbeit soll untersucht werden, wie Frauen in feministischen Raptexten vertreten sind und wie diese Texte für den brasilianischen Kontext des Unterrichts von Deutsch als Fremdsprache (DaF) verwendet werden können. Unter den für die Analyse ausgewählten Raptexten "Die Gretchenfrage" der österreichischen Rapperin Yasmo, "Die Freundin von" der deutschen Rapperin Sookee, "Sand in die Augen" des deutschen Rapper Danger Dan und "Gelernt" der Band Käptn Peng & Die Tentakel von Delphi gibt es einige, die aus einer männlichen Sicht gesungen sind. Nach einer theoretischen Diskussion über die Besonderheiten des Rap als Textsorte und die aktuellen Fragen zur Einfügung dieser Textsorte in Lehrwerken und im Klassenzimmer folgt eine Analyse der vier Raptexte, aus denen das Korpus dieser Masterarbeit besteht. Diese Analyse berücksichtigt die heutigen feministischen Debatten und basiert auf dem von Claus Altmayer (2007) vorgeschlagenen Verfahren der diskursiven Analyse von Texten in deutscher Sprache sowie auf dem Konzept des "Letramento Crítico". Basierend auf der durchgeführten Analyse zeigt die Arbeit, dass Frauen oft als verletztlich und gleichzeitig machtvoll dargestellt werden. Die vorliegende Arbeit zielt darauf ab, die folgenden Forschungsfragen zu beantworten: Welchen didaktischen Mehrwert haben feministische deutschsprachige Raptexte für den DaFUnterricht im brasilianischen Raum? Welche Deutungsmuster zum Frauenbild lassen sich in feministischen deutschsprachigen Raptexten rekonstruieren? Inwiefern können feministische Raptexte dazu beitragen, die Debatte über Geschlechtergleichstellung im DaF-Unterricht zu thematisieren? Anschließend werden einige Möglichkeiten zum Einsatz von Raptexten vorgeschlagen, die in der vorliegenden Arbeit zum DaF-Unterricht im brasilianischen Kontext analysiert wurden. Stichwörter: Deutsch als Fremdsprache. Kulturstudien. Kulturelles Deutungsmuster. Genderforschung. Frauenbild. Hip-Hop. Rap. | - |
Formato: dc.format | 101 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - Relações de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hip hop (cultura popular) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua alemã - Estudo e ensino - Falantes de portugues | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Diskursanalyse deutschsprachiger Raptexte zur Erstellung eines gendersensiblen DaF-Unterrichts im brasilianischen Kontext : Análise discursiva de letras de rap em língua alemã para a concepção de um ensino de ALE sensível ao gênero em contexto brasileiro | - |
Título: dc.title | Análise discursiva de letras de rap em língua alemã para a concepção de um ensino de ALE sensível ao gênero em contexto brasileiro | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: