A (des)construção da identidade/diferença através da normalidade : surdez e homossexualidade

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Autor(es): dc.contributorFernandes, Sueli de Fátima-
Autor(es): dc.contributorSierra, Jamil Cabral-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorBoaventura, Thiago, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:31:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:31:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66059-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66059-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Sueli Fernandes-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Jamil Cabral Sierra-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/09/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 130-134-
Descrição: dc.descriptionResumo: O campo de pesquisas envolvendo os surdos e a surdez tem sido responsável por inúmeras produções, em diferentes áreas do conhecimento, na perspectiva dos Estudos Surdos em Educação. Esse cenário é responsável por contextualizar o tema de estudo desta pesquisa: a investigação sobre a conexão entre a surdez e a homossexualidade a partir da construção da norma(lidade) e da operação de mecanismos de normalização que atravessam as experiências vivenciadas por surdos gays, de forma a aproximar, conhecer e compreender esses dois fenômenos que atravessam a identidade surda gay. O objetivo principal deste estudo pretendeu compreender como foram construídos os discursos normalizadores e problematizar seus desdobramentos na surdez e na homossexualidade na contemporaneidade. Os dados empíricos foram produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro surdos que se declaram gays, com idade entre 25 e 50 anos, usuários da língua de sinais, que relataram experiências na família e na escola. A análise do material empírico resultou em três categorias analíticas: (i) o espelho da norma como estratégia de normalização; (ii) a medicalização das identidades surdas como estratégias de normalização; e (iii) a instituição familiar como polícia da sexualidade e das identidades surdas, discutidas a partir do aporte teórico dos Estudos Culturais, Estudos Surdos e Estudos de Gênero e Sexualidade. Os relatos refletem práticas de subjetivação vivenciadas pelos surdos gays marcadas pela subordinação a padrões de normalidade social aceitáveis, condicionados pela dupla dimensão da cultura ouvinte e da heteronormatividade. Os discursos patológicos/medicalizantes que circulam socialmente na escola e na família operam como mecanismo de controle, disciplinamento e regulação da diferença linguística/sexual dos surdos gays, acentuando processos de subordinação e marginalização por meio das práticas homofóbicas e ouvintistas. Palavras-chave: Surdo Gay. Surdez. Homossexualidade. Normalidade-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The research field involving deaf and deafness has been responsible for a great number of productions in different areas of knowledge focusing in Deaf Studies in Education. This scenery is responsible for contextualizing the study theme of this research: the investigation about a possible connection between deafness and homosexuality beginning from the construction of normality as well as from the operation of mechanisms of normalization that crossed the experiences lived on by the deaf gays so as to approach, to know, and understand these two phenomenon that cross the deaf gay identity. The main objective of this study had the intention of understanding how the normalized discourses have been developed and also inquiring its development in deafness and in homosexuality at present days. The empiric data have been developed from semi structured interview realized with four deaf who have declared themselves as gays between 25 and 50 years old, who were also users of language signs, and who also related experiences in family and school. The analysis of the empirical material resulted into three analytical categories: (I) the mirror of the rules as regulatory strategy (II) the medication in deaf identities as strategies of normalization (III) the familiar institution as policy of sexuality as well as deaf identities, discussed from the theoretical support of Cultural Studies, Deaf Studies, and Gender and Sexuality Studies. The report reflects practices of subjectivity lived by deaf gays marked by the subordination to patterns of social and normal acceptability adapted to the double dimension of the hearer culture and also to hetero normality. The pathologic discourses/ medical that is socially crossed in school and in family work as control mechanisms, discipline, and regulation of the difference in social linguistic of deaf group, emphasizing processes of subordination and also margining through homophobic and audist practices. Keywords: Gay Deaf. Deafness. Homosexuality. Normality-
Formato: dc.format138p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Cidadania-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Identidade-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Interação social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA (des)construção da identidade/diferença através da normalidade : surdez e homossexualidade-
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