Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHorn, Geraldo Balduíno, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCunha, Daiane Stoeberl da, 1982--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:02:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:02:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/6602-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/6602-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Geraldo Balduino Horn-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a educação musical no ensino regular, principalmente na educação infantil, tendo em vista a influência da Indústria Cultural e a formação pedagógica do educador musical para uma práxis emancipatória. O estudo parte dos pressupostos teóricos da Teoria Crítica. Para melhor compreender esta relação entre música e educação, realiza-se uma retrospectiva histórica, enfatizando o caminho percorrido pela educação musical no Brasil: a relação entre os diversos métodos e propostas de ensino de música, as tendências pedagógicas e as transformações políticas. O tema Indústria Cultural e Educação Musical é abordado com maior enfoque a partir das análises realizadas pela "Escola de Frankfurt", sobretudo as que se referem ao processo de deterioração da formação, considerando a educação musical em tempos de industrialização da arte, a formação dissimulada e a conversão da formação em semiformação. Tendo o trabalho docente como um dos fatores influentes na formação musical das crianças, parte-se das idéias dos frankfurtianos sobre educação emancipatória para investigar a formação do educador musical atuante na Educação Infantil – o Pedagogo ou o Professor de Música. Observa-se nos currículos dos cursos de formação do Educador Musical, a presença das disciplinas necessárias para sua formação – as disciplinas da área musical e da licenciatura - e analisa-se a Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, seus fundamentos, objetivos e sua grade curricular. Por fim, apontam-se elementos norteadores da práxis emancipatória, esclarecedora e crítica e, sobretudo, um olhar sobre a educação musical crítica na Educação Infantil. Em todo o estudo procura-se focalizar a importância do trabalho docente não somente para o ensino de música, mais ainda, para a educação musical, de forma que o conhecimento sobre a linguagem musical aliado à atitude reflexiva e crítica diante da indústria cultural são considerados elementos necessários na formação deste profissional. Não se restringindo à mera transmissão de conhecimento musical, a práxis do educador caracteriza-se como emancipatória pela conscientização da criança para a boa música e por sua função educativa do refletir; atitudes pedagógicas determinantes da formação do sentido crítico, sobretudo em tempos de crise cultural.-
Formato: dc.formatvii, 113 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Professores-
Palavras-chave: dc.subjectMusica na educação-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEducação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.