Sensibiliser les apprenants de FLE à la planification du texte argumentatif

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOlmo, Francisco Javier Calvo del, 1986--
Autor(es): dc.contributorSimon, Jean-Pascal, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.contributorUniversité Grenoble-Alpes-
Autor(es): dc.creatorLindo, Laura Harmony, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66017-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66017-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Francisco Calvo Del Olmo-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Jean-Pascal Simon-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras em regime de cotutela com a Universidade Grenoble-Alpes. Defesa : Curitiba, 09/09/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 122-127-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta dissertação de mestrado 2 profissional em didáticas das línguas, especialidade francês língua estrangeira e segunda, foi realisada para o duplo mestrado Grenoble-Curitiba. Ela interessa-se pela operação cognitiva de planificação nos escritores lusófonos durante a produção escrita de textos argumentativos em francês língua estrangeira. Mais especificamente, este trabalho tenta responder à seguinte problemática: Como ajudar os escritores de FLE a planificar melhor a escrita de seus textos argumentativos e, como isso pode melhorar suas produções escritas finais ? Um dispositivo de ajuda à planificação foi elaborado e testado em um curso de extensão ao Celin-UFPR no objetivo de sensibilizar os escritores estrangeiros à importância do trabalho preparatório durante a atividade de escrita. Esta dissertação apresenta todo este trabalho a través de quatro partes: antes de tudo, uma ancoragem teórica explica os prinicpais conceitos relacionados à produção escrita e ao texto argumentativo. Vem depois a descrição do contexto geral do estágio de ensino e do curso de extensão. Esta contextualização é seguida pela apresentação do projeto e da metodologia. Por fim, a última parte é dedicada à análise dos dados coletados e à avaliação do projeto. Palavras-chave: Francês língua estrangeira. Produção escrita. Planificação redacional. Argumentação escrita.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This double degree dissertation professional in language didactics, specialty French as a foreign language and second, was realized in the framework of the double diploma Grenoble-Curitiba. He is interested in the cognitive planning operation of Portuguese-speaking scriptwriters during the written production of argumentative texts in French as a foreign language. More specifically, this work attempts to answer the following problem: How to help FLE writers better plan their writing of argumentative texts and how can this help them to improve their final written productions? A planning aid was designed and tested in an extension course at Celin-UFPR with the aim of sensitizing foreign writers to the importance of preparatory work during the writing activity. This dissertation presents the whole of this work through four parts: first, a theoretical anchorage explains the main concepts related to the written production and the argumentative text. Next comes the description of the general context of the teaching period as well as that of the extension course. This contextualization is followed by the presentation of the engineering project and the methodology. Finally, the last part is devoted to the analysis of the data collected and the evaluation of the project as a whole. Key-words: French as a foreign language. Written production. Written planning. Written argumentation.-
Descrição: dc.descriptionRÉSUMÉ: Ce mémoire de master 2 professionnel en didactique des langues, spécialité français langue étrangère et seconde, a été réalisé dans le cadre du double diplôme Grenoble-Curitiba. Il s'intéresse à l'opération cognitive de planification chez les scripteurs lusophones lors de la production écrite de textes argumentatifs en français langue étrangère. Plus spécifiquement, ce travail tente de répondre à la problématique suivante : Comment aider les scripteurs de FLE à mieux planifier l'écriture de leurs textes argumentatifs et en quoi cela peut-il les aider à améliorer leurs productions écrites finales ? Un dispositif d'aide à la planification a été conçu puis testé dans un cours d'extension au Celin-UFPR dans l'objectif de sensibiliser les scripteurs étrangers à l'importance du travail préparatoire lors de l'activité d'écriture. Ce mémoire présente l'ensemble de ce travail à travers quatre parties : tout d'abord, un ancrage théorique explique les principaux concepts liés à la production écrite et au texte argumentatif. Vient ensuite la description du contexte général du stage d'enseignement ainsi que celui du cours d'extension. Cette contextualisation est suivie de la présentation du projet ingénierique et de la méthodologie. Enfin, la dernière partie est consacrée à l'analyse des données récoltées et à l'évaluation du projet dans son ensemble. Mots-clés: Français langue étrangère. Production écrite. Planification rédactionnelle. Argumentation écrite.-
Formato: dc.format163 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua francesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTextos - Produção-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleSensibiliser les apprenants de FLE à la planification du texte argumentatif-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.