Entre dilemas e decisões : análise das incertezas e possibilidades emergentes de um currículo do ensino médio integrado

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Autor(es): dc.contributorKluge, Denise Cristina, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorSilva, David José de Andrade, 1978--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:31:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:31:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66016-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66016-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Denise Cristina Kluge-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 13/12/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 222-227-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente tese trata-se de uma investigação sobre os efeitos produzidos pelo currículo do Ensino Médio Integrado do Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná (IFPR), implementado no ano de 2015, sobre um grupo de estudantes, com destaque para as matérias relacionadas à Letras. Fizeram parte desse estudo 9 participantes maiores de idade e no último semestre de seus cursos. O grupo contribuiu para a pesquisa por meio da cessão dos seguintes dados: 1) entrevista, 2) dados do histórico escolar, 3) dados do relatório de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada conjunto de dados corresponde a uma dimensão pesquisada, sendo a entrevista correspondente à autoavaliação do processo formativo, os registros no histórico escolar referem-se à avaliação interna promovida pelo corpo docente da instituição, e a pontuação do Enem consiste na avaliação externa, organizada por órgão desvinculado ao campus e ao grupo participante. No intuito de compreender as questões emergentes do grupo de estudantes em relação às novas atribuições estudantis propostas pelo currículo, optou-se pelo embasamento teórico em autores vinculados aos estudos da pósmodernidade e na Teoria da Complexidade. Em adendo, pelo local de pesquisa se tratar de uma instituição federal de Educação Profissional e Tecnológica, estão presentes discussões pertinentes à essa modalidade educacional, desde suas origens até as alterações legislativas decorridas da reforma do ensino médio em 2017. No trabalho, consta também dados históricos sobre o IFPR e, em especial, do Campus Jacarezinho, no intuito de contextualizar melhor o espaço onde a proposta curricular foi construída. A partir da análise realizada, foi possível perceber convergências nos relatos, como a importância do papel docente, do planejamento institucional e da liberdade de escolha no processo educacional. Por sua vez, no desempenho acadêmico escolar e na performance no Enem do grupo participantes, verificaram-se fenômenos intrigantes, como: a não correlação entre horas estudadas e resultados na prova nacional; a consistência de proficiência da área de Ciências Humanas; e a alta dispersão de desempenho na área de Redação. Palavras-chave: IFPR Campus Jacarezinho. Ensino Médio Integrado. Currículo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present thesis concerns an investigation of the effects on a group of students of the Integrated High School curriculum in the Jacarezinho Campus of the Federal Institute of Paraná (IFPR), implemented in 2015, with emphasis on subjects related to Letters. The nine participants were major and in the last semester of their respective courses. The group contributed to the research by ceasing the following data: 1) interview; 2) report card; 3) the performance report of the National High School Exam (Enem). Each data set corresponds to a research dimension, being the interview related to the self-assessment of the educational process, the records in the report card referenced to the internal evaluation promoted by the institution's faculty, and the Enem score is considered in the external evaluation, organized by an institution unlinked to the campus or the participating group. In order to understand the emergent questions of the studied group in relation to the new attributions brought by the curriculum, the theoretical basis chosen was in the authors linked to postmodernity studies and Complexity Theory. In addition, because the research site is a federal institution for Vocational and Technological Education, there are discussions related to this type of education, from its origins to legislative changes resulting from the high school reform in 2017. On the text, there is also historical data about IFPR and, in particular, the Jacarezinho Campus, in order to better contextualize the place where the curriculum proposal was built. From the analysis performed, it was possible to notice the convergences in the reports, such as the importance of the teaching role, the institutional planning and the freedom of choice in the educational process. In turn, on academic and Enem performance of the group of participants, there were intriguing phenomena, such as: no correlation between hours studied and results in the national test; a consistency of proficiency in the Humanities area; and high performance dispersion in the Writing area. Keywords: IFPR Campus Jacarezinho. Integrated High School. Curriculum-
Formato: dc.format229 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Curriculos-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleEntre dilemas e decisões : análise das incertezas e possibilidades emergentes de um currículo do ensino médio integrado-
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