Educação ambientalmente sensível com base na racionalidade ambiental : estudo de caso do Colégio SESI - PR

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Autor(es): dc.contributorIsaguirre-Torres, Katya Regina, 1972--
Autor(es): dc.contributorKnechtel, Maria do Rosário, 1930--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento-
Autor(es): dc.creatorGunha, Melina Luzia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:35:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:35:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65982-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65982-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Professora Katya Regina Isaguirre-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Professora Maria do Rosário Kenchtel-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa : Curitiba, 19/08/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 81-84-
Descrição: dc.descriptionResumo: Melina Luzia Gunha. Educação Ambientalmente Sensível com Base na Racionalidade Ambiental: Estudo de caso do Colégio SESI - PR. A degradação ambiental, a desigualdade social, a perda da biodiversidade, o processo de invisibilidade das culturas tradicionais são sinais eloquentes da crise do mundo globalizado. O modelo econômico vigente tem por base o acúmulo de capital e como resultados a exploração dos recursos naturais, dizimando ecossistemas, levando espécies à extinção e afetando a relação das sociedades com o meio que as cerca. Há a necessidade de construir um futuro sustentável, começando por mudar a forma como os recursos naturais e a crise socioambiental são vistos. Dessa forma, o tema problema que a pesquisa se propõe remete a análise de experiências educacionais a fim de verificar em que medida elas podem conter características de uma educação ambientalmente sensível, de maior respeito ao meio ambiente e de atendimento a diversidade de culturas e saberes A sugestão trazida por Enrique Leff com a racionalidade ambiental é a de se conhecer os diferentes modos de uso e apropriação da natureza a partir dos processos locais, interligando pensar e ser, saberes tradicionais e a ecotécnica. Uma educação ambientalmente sensível, realizada de maneira interdisciplinar pode ser um dos caminhos para a racionalidade ambiental. O estudo de caso foi realizado em duas unidades do Colégio Sesi-PR e tem caráter quantitativo e qualitativo. Para os resultados realizou-se um questionário com os alunos e entrevistas semi-estruturadas com a equipe pedagógica e a observação de aulas e do encerramento das oficinas. Com base na racionalidade ambiental, os resultados foram agrupados em três dimensões: social, política e ambiental. O processo interdisciplinar que o colégio se propõe a realizar também é uma categoria conceitual que foi analisada. Dessa forma concluiu-se que as práticas educacionais apresentam sensibilidade para as questões ambientais, ainda que centradas na concepção dominante da sustentabilidade e as oficinas de aprendizagem apresentam um diferencial que estimula o diálogo participativo. Palavras-chave: Racionalidade Ambiental. Educação Ambiental. Interdisciplinaridade.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Melina Luzia Gunha. Environmentally Sensitive Education Based on Environmental Rationality: SESI - PR school case study. Environmental degradation, social inequality, loss of biodiversity, and the process of invisibility of traditional cultures are eloquent signs of the global world crisis. The current economic model is based on capital accumulation and as a result the exploitation of natural resources, decimating forest areas resulting directly in disappearance of species and indirectly altering the amount of fresh water available, more susceptible soils to landslides and siltation, displacement of traditional communities, among others. There is a need to build a sustainable future, starting with changing the way natural resources and the environmental crisis are seen. The suggestion brought by Enrique Leff with environmental rationality is to get to know the different ways of use and appropriation of nature from local processes, linking thinking and being, traditional knowledge and ecotechnology. An environmentally sensitive education, carried out in an interdisciplinary way, can be one of the ways to strive for environmental rationality. The case study was conducted in two units of Sesi-PR School, one located in Pinhais and another in Quatro Barras, and has quantitative and qualitative nature. For the results of the quantitative part a questionnaire with students was carried out and for the qualitative part a semi-structured interview with the teaching staff was applied and it was conducted observation of classrooms and the closure of workshops. Based on environmental rationality, the results were grouped in three dimensions: social, political and environmental. The interdisciplinary process that the school proposes to accomplish is also a category. Thus it was concluded that although there are embryos of an environmentally sensitive education based on environmental rationality, there are aspects that need to be reviewed and improved in the education of Sesi-Pr School. Keywords: Environmental Crisis, Environmental Rationality, Environmental Education and Interdisciplinarity.-
Formato: dc.format90 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos naturais-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade e meio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Ambientais-
Título: dc.titleEducação ambientalmente sensível com base na racionalidade ambiental : estudo de caso do Colégio SESI - PR-
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