O pós-humanismo crítico como problema de biopolítica afirmativa em filosofia contemporânea do direito

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Autor(es): dc.contributorLudwig, Celso Luiz, 1955--
Autor(es): dc.contributorFonseca, Angela Couto Machado, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito-
Autor(es): dc.creatorVenturi, Eliseu Raphael, 1985--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65981-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65981-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Celso Luiz Ludwig-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Angela Couto Machado Fonseca-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito. Defesa : Curitiba, 06/09/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 190-219-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objeto central da tese consiste no Pós-Humanismo Crítico pensado em suas influências sobre o Direito em um plano filosófico. Tematicamente, trata-se da projeção do Pós- Humanismo Crítico no âmbito da Biopolítica, situada no contexto das aberturas temáticojurídicas da Filosofia Contemporânea do Direito, segundo pressupostos de polivalência de ideologização dos instrumentos jurídicos e de variações na justificação moral do Direito. O problema da tese consiste, assim, em se identificar alguns potenciais impactos do imaginário do Pós-Humanismo Crítico na Filosofia Contemporânea do Direito enquanto significação biopolítica, especialmente como afirmação biopolítica democrática, possibilitando-se chaves de interpretação, de valoração e de crítica. Deste modo, inicialmente, aborda-se a polissemia do Pós-Humanismo, a partir do antihumanismo pós-estruturalista. Chega-se, então, ao "Pós-Humanismo Crítico" - seu enfoque crítico e as críticas que recebe - como uma perspectiva filosófica do pós-humano, com especial ênfase ao apreço pela singularidade das "formas de vida" e pelas relações éticas e políticas decorrentes desta perspectiva desconstrutiva e descentralizante, fruto da visão dos Estudos Culturais, dos chamados "Humanismos Críticos" e das filosofias pósidentitárias. A partir deste elo com a "vida" e da contraposição ética às exclusões simbólicas e materiais legitimadas pelo "humano", analisa-se um contexto teórico da Biopolítica, enfocando-se neste a categoria referencial e central do trabalho da tese, que é a da "Biopolítica Afirmativa", tanto na sua feição de inversão dos pressupostos da tanatopolítica nazi quanto, muito especialmente, nos termos de seu mais amplo, criativo e indefinido potencial democrático, ambos sentidos propostos por Roberto Esposito em termos de "política da vida". A partir do olhar da Biopolítica Afirmativa e do apreço pela derradeira sensação da "imanência da vida", reflete-se, então, sobre o problema do autoritarismo e do totalitarismo - tanto da soberania quanto do mercado - assim como sobre a relação destes com a democracia, enquanto advertência dos riscos de modulações de assujeitamento e de tanatopolítica. A tese se encaminha, então, sobre o tensionamento Biopolítico e Bioético, em cujas bioéticas (laica, cotidiana, da intervenção e da proteção) se antevê uma racionalidade jurídica (crítico-libertadora) assentada na multidimensionalidade e na acumulação semântica dos direitos humanos. Por fim, dedicase uma reflexão sobre a Crônica como gênero textual anti-imunitário ao "Direito crônico" (ironicamente, adoecido em sua função autoimune), a partir de relações com a cotidianidade, a micropolítica, a singularidade, a oposição à banalidade do mal, conceitos deflagrados pela apreensão biopolítica e amarrados por noções fracas de "escritura" e de "ontologia do presente" como uma possível prática pedagógica, na medida em que se possa extrair deste exercício textual uma prática de filosofia jurídica tendente a expressar resistência ("biorresistências tanatopolíticas micropolíticas"). Trata-se de pesquisa teórica, bibliográfica e conceitual. Ao final, apresentam-se três crônicas e um plano de disciplina. Palavras-chave: Bioética; Biopolítica Afirmativa; Biorresistência Tanatopolítica; Filosofia Contemporânea do Direito; Pós-Humanismo Crítico.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This thesis is aimed at thinking the Post-Humanism Criticism in its influences over Law in a philosophical field. Thematically, it concerns the projection of the Post-Humanism Criticism in the spectrum of Biopolitics, situated in the context of the openings of judicial themes from Contemporary Philosophy of Law, according to the assumptions of polyvalence of ideologization from legal tools and variations in the moral justification of Law. Therefore, the problem of the thesis consists of identifying some impacts of Post- Humanism Criticism's imaginary within Contemporary Philosophy of Law while biopolitics significance, particularly as democratic biopolitics affirmation, allowing it interpretation keys, valuation and criticism. To this effect, initially, it addresses the Post- Humanism polysemy from poststructuralist anti-humanism. Thus, there is "Post- Humanism Criticism" - its critical approach and the critics it gets - as a philosophical perspective from posthuman, with particular emphasis on the appreciation for the uniqueness of "ways of life" and for ethical and political relations due to this deconstructive and decentering view, product of Cultural Studies, of the so-called "Humanism Criticism" and post-identity philosophies. Starting from this link with "life" and ethical contrast to symbolic exclusions and materials legitimized by the "human", it is analyzed a theoretical context of Biopolitics, focusing it the referential and central category of this thesis, which is the "Affirmative Biopolitics", in its reversed presuppositional content from the Nazi thanatopolitics as much as in the terms of its broader, more creative and indefinite democratic potential, both directions proposed by Roberto Esposito in terms of "politics of life itself". From the perspective of Affirmative Biopolitics and the appraise by the ultimate sensation of "immanence of life", it is reflected about authoritarianism and totalitarianism - in sovereignty as much as in market - as well as the relations between them and democracy, while warning of the risks of modulations from antipersonification and thanatopolitics. The thesis refers to the tensioning of Biopolitics and Bioethics, in whose bioethics (laica secular, everyday, intervention and protection) foresees legal rationality (critical-liberatory) settled in multidimensionality and semantics accumulation of human rights. Finally, it engages in a reflection about the Chronicle as an anti-immune textual genre to the "chronic Law" (ironically ill in its autoimmune function), from relations with everyday life, micropolitics, singularity, opposition to the banality of evil, concepts triggered by the biopolitics apprehension and tied by poor ideas of "writing" and "ontology of present" as a possible pedagogical practice, as far as it can be possible to extract from this textual exercise a practice of legal philosophy directed to express resistance ("micropolitics thanatopolitics bioresistance"). This thesis is a theoretical, bibliographical and conceptual research. At the conclusion, it contains three chronicles and a discipline plan. Key-words: Bioethics; Affirmative Biopolitics, Thanatopolitics Bioresistance; Contemporary Philosophy of Law; Post-Humanism Criticism.-
Formato: dc.format233 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDireito - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectBioética-
Palavras-chave: dc.subjectDireito-
Título: dc.titleO pós-humanismo crítico como problema de biopolítica afirmativa em filosofia contemporânea do direito-
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