
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Peixoto, Maria Inês Hamann, 1947- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Rossi, Doriane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:46:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:46:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/6597 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/6597 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Maria Inês Hamann Peixoto | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Sobre a base teórica das concepções de homem, cultura e arte do materialismo histórico e dialético, e tendo como ponto de partida dados da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2004), a pesquisa objetiva definir e analisar as atividades extracurriculares referidas à música, que ocorrem simultaneamente com o ensino de conteúdos de música nas aulas de Artes, nas Escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino no Município de Curitiba, capital do Estado do Paraná – Brasil. Para fundamentar a análise do tratamento que a música vem recebendo nas escolas, situou-se a arte/música no ambiente cultural da sociedade capitalista, com enfoque nos diversos papéis que a música pode desempenhar em tal sociedade, a partir do que se delineou a situação do jovem estudante do Ensino Médio frente a esse conjunto de determinações. A coleta dos dados foi realizada no ambiente das escolas, em entrevistas não-estruturadas com alunos e professores de Artes, cujas análises permitiram concluir que, embora exista interesse por parte do corpo docente e discente em desenvolver atividades musicais, estas estão praticamente ausentes do contexto escolar estudado, em decorrência de dificuldades relacionadas ao sistema institucional, à formação dos professores e ao desconhecimento da função efetiva da arte no processo educativo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: On the theoretical basis of historic and dialectic materialistic conceptions of man, culture and art, and starting from Paraná State Education Secretary (2004) data, the research has the objective of define and analyze the extra-curricular activities related to music which happen simultaneously with the music teaching content in art classes, in the State Public High Schools at Curitiba, capital of Paraná State – Brazil. To substantiate the treatment that schools give to music, arts/music was situated in the cultural environment of the capitalist society, focusing on the different roles that music can represent in this society, from what the state high school young students situation is delineated facing this set of determinations. Data collection was done at the school environment, using non-structured interviews with students and art teachers. Data analysis allowed to conclude that, although there is interest from students and teachers in developing musical activities, these are practically absent from the studied school context, due to difficulties related to the institutional system, to the teachers formation and to the ignorance about the effective function of art in the educational process. | - |
| Formato: dc.format | vii, 235 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musica na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educaçao | - |
| Título: dc.title | Atividades musicais extracurriculares e aulas de artes nas escolas estaduais de ensino médio do município de Curitiba | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: