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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Horn, Geraldo Balduíno | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Percicotty, Altair Gabardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:33:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:33:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65968 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65968 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino Horn | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/09/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 118-121 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa integra-se ao campo de estudos que investiga a Filosofia, Educação e Ensino. Tem como objetivo central analisar perspectivas filosóficas que estão para além das eurocêntricas. Propõe compreender a Filosofia da Libertação de Dussel como possibilidade de um pensar filosófico latino-americano e de uma práxis educativo-filosófica capaz de contribuir com o processo de descolonização cultural. Problematiza noções conceituais eurocentradas expressas tanto em Livros Didáticos quanto nas diretrizes e orientações curriculares. Trata-se de uma investigação qualitativa e exploratória, que analisa, com base em alguns pressupostos da Filosofia da Libertação, os conteúdos de Mito e Filosofia de alguns livros didáticos selecionados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) nos anos de 2016 a 2018, indicados como obras de referência para o ensino de Filosofia no Ensino Médio nas escolas públicas brasileiras. Em um primeiro momento, a pesquisa contextualiza a histórica da Filosofia da Libertação, o problema do eurocentrismo, o método Analético e as categorias dusseleanas. Em um segundo momento, trata dos silenciamentos das filosofias que estão para além do eixo eurocêntrico e da Filosofia da Libertação, procurando evidenciar a importância destas. Por fim, procura demonstrar a presença e a ausência da Filosofia da Libertação nos livros didáticos. A Filosofia da Libertação pode, também, contribuir para uma educação mais libertadora, estando presente no ensino-aprendizagem escolar por meio dos livros didáticos. Palavras-chave: Filosofia da Libertação. Analética da Alteridade. Educação Filosófica. Livros Didáticos. PNLD. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research integrates the field of studies that investigates philosophy, education and teaching. Its main objective is to analyze philosophical perspectives that are beyond the Eurocentric ones. It proposes to understand Dussel's Philosophy of Liberation as a possibility of a Latin American philosophical thinking and educationalphilosophical praxis capable of contributing to the process of cultural decolonization. It problematizes Eurocentred conceptual notions expressed both in textbooks and in curricular guidelines and orientations. This is a qualitative and exploratory research that analyzes, based on some assumptions of the Philosophy of Liberation, the contents of Myth and Philosophy of some textbooks selected by the National Textbook Plan (PNLD) in the years 2016 to 2018, indicated as reference works for the teaching of philosophy in high school in Brazilian public schools. At first, the research contextualizes the history of Liberation Philosophy, the Eurocentrism problem, the Analectic method and the Dusselian categories. In a second moment, it deals with the silences of the "Other Philosophies" and the Philosophy of Liberation, trying to highlight their importance. Finally, it seeks to demonstrate the presence and absence of Liberation Philosophy in textbooks. The Philosophy of Liberation can also contribute to a more liberating education, being present in school teaching-learning through the textbooks. Keywords: Liberation Philosophy. Analectic of Alterity. Philosophical Education. Textbooks. PNLD. | - |
Formato: dc.format | 132 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Filosofia da libertação no ensino médio : análise de livros didáticos do PNLD | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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