Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Claudia Barcelos de Moura, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Baraldi, Elen Carla da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:31:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:31:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/6594 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/6594 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Cláudia Barcelos de Moura Abreu | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho é uma investigação sobre uma proposta pedagógica marxista da Educação Física. Orienta-se pelo método do materialismo histórico dialético, situa-se na linha de pesquisa Educação e Trabalho, e busca evidenciar o caráter de classe da escola pública. Entendendo a escola como um espaço do saber sistematizado e a Educação Física como uma atividade humana, que se manifesta nas práticas corporais, esta pesquisa analisa a natureza positivista da Educação Física desde o seu aparecimento na escola no século XIX. O objetivo é investigar se existe, no período, além da proposta de Educação Física posta em prática pela burguesia, classe hegemônica naquele momento histórico, outra que vá ao encontro das necessidades de seu oponente histórico, o proletariado. Reconhecendo a experiência da Revolução Russa como um processo que se construiu durante o século XIX, toma-se a escola russa como objeto de estudo para buscar nela um eixo que permitia articular uma proposta pedagógica para a Educação Física. Na busca de um eixo articulador da proposta pedagógica da Educação Física emergente da expressão russa da classe trabalhadora, são apontadas duas categorias, disciplina do corpo e politécnica. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work is an investigation about a Marxist pedagogical proposal of physical education. Through the dialectic historic materialism method, it is located in the history education line and search to show the class character of the public school. Considering school as a systematic knowledge place and physical education as a human activity that express on body practices, this research analyses the positivist nature of physical education since its firs appearance at school in XIX century. Our object is investigate if, in this period, exist, besides that physical education proposal have put in practice by the burguesia, hegemonic class on that historic moment, another which will supply the needs and his historic opponent, the proletariat. Recognizing the Russian revolution experience like a process that have constituted in the same century, we take the Russian school as the study object to search on it the pivot that allow us to link a pedagogical proposal to physical education. In search of a linkage pivot of physical education proposal emergent from Russian expression of the worker class, we raised two categories: body discipline and politecnia. | - |
Formato: dc.format | 106 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materialismo dialético | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materialismo histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento operário - Rússia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revolucao russa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Disciplina e politecnia da educação física no projeto soviétivo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: