Educação filosófica e infância : o jogo teatral como possibilitador dessa relação a partir dos carecimentos das crianças

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Autor(es): dc.contributorHorn, Geraldo Balduíno-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorZanini, Raquel Aline, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:29:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:29:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65928-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65928-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino Horn-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/09/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 111-118-
Descrição: dc.descriptionResumo: Essa pesquisa tem como objetivo investigar a relação da infância com a educação filosófica propondo-se a refletir como essa prática pode ser realizada a partir dos carecimentos das crianças (HELLER), passíveis de serem reconhecidos através de uma prática que entrelace a filosofia aos jogos teatrais e à improvisação. A partir de Walter Benjamin busca-se compreender que a mímesis está ligada ao jogo e ao aprendizado, ao conhecimento e ao prazer desta ação e perpassa toda a vida do ser humano transformando-se da produção de semelhanças sensíveis às não-sensíveis. Por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico investigou-se a possibilidade de reconhecer o processo educacional como momento para realização da infância que, atento à percepção infantil, parte da compreensão das dimensões política e estética da aprendizagem proporcionando às crianças a reflexão filosófica a partir dos seus carecimentos. Apresenta-se um breve histórico do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman e sua chegada ao Brasil, posteriormente elencam-se dois aspectos considerados centrais e problemáticos ao se pensar a educação filosófica na infância: a concepção de experiência e o reconhecimento do caráter dialógico dos discursos; colocando-se em contraponto às novelas filosóficas lipmanianas as narrativas radiofônicas benjaminianas, percebe-se outra concepção pedagógica e de experiência. Após a constatação destas dissonâncias suscita-se a necessidade de pensar uma educação filosófica que garanta às crianças a realização de sua infância e, a partir da compreensão benjaminiana do desenvolvimento da capacidade mimética, propõe-se que essa se dê entrelaçada à prática de jogos teatrais e improvisação. Palavras-chave: Infância. Educação Filosófica. Filosofia com crianças. Jogos teatrais. Improvisação.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aims to investigate the relationship between childhood and philosophical education, proposing to reflect how this practice can be achieved based on the needs of the children (HELLER), which are recognizable through a practice that intertwines philosophy with theater games and improvisation. From Walter Benjamin we seek to understand that mimesis is linked to the game and learning, knowledge and enjoyment of this action and permeates the entire life of human being transforming the production of sensible similarities to non-sensitive. Through a bibliographic research it was investigated the possibility of recognizing the educational process as a moment for the realization of childhood, which, attentive to child perception, starts from the understanding of the political and aesthetic dimensions of learning, providing children with philosophical reflection based on their needs. A brief history of Matthew Lipman's Philosophy Program for Children and its arrival in Brazil is presented. Two aspects are considered central and problematic when thinking about philosophical education in childhood: the conception of experience and the recognition of the dialogical character of speeches. By contrasting the Lipmanian philosophical novels the Benjaminian radio narratives, one perceives another pedagogical conception and experience. After noticing these dissonances, it is proposed that occurs intertwined of a philosophical education that guarantees children the fulfillment of their childhood and, from the Benjaminean understanding of the development of mimetic capacity, it is proposed wich it be intertwined with the practice of theatrical games and improvisation. Key-words: Childhood. Philosophical education. Philosophy with children. Theater games. Improvisation.-
Formato: dc.format127 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro na educação-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectJogos infantis-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEducação filosófica e infância : o jogo teatral como possibilitador dessa relação a partir dos carecimentos das crianças-
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