A literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira, com palavra as crianças : "eu so peta, tenho cacho, so lindam ó!"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Lucimar Rosa, 1966--
Autor(es): dc.contributorAraujo, Débora Cristina de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorPereira, Sara da Silva, 1972--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65927-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65927-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Lucimar Rosa Dias-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Débora Cristina Araujo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 12/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 149-159-
Descrição: dc.descriptionResumo: A proposição desta pesquisa foi de analisar como crianças pequenas, com idade entre 3 e 4 anos, experienciam processos de leitura, contação e apresentação de livro animado de uma história de literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira. Para escutarmos as crianças desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, com base em referenciais teóricos que amparassem as discussões acerca da literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira: Debus (2017), Araujo (2017), Araujo e Silva (2012), Oliveira (2003; 2010), Ramos (2007); as discussões acerca dos estudos da Educação das Relações Étnico-raciais: Dias (2007; 2012), Queiros (2001), Trinidad (2011), Gomes (1995, 2002; 2017) e os estudos da infância: Sarmento (2002; 2005); Rosemberg (1985; 2012); Coutinho (2016); Kramer (2002). Por meio de pesquisa-ação realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil de São José dos Pinhais (CMEI) entre os anos de 2017 e 2018, registramos através de filmagens e em um diário de campo as falas e produções das crianças a respeito da obra Bruna e a galinha d'Angola, de Gercilga de Almeida (2009). A entrevista com a professora regente, importante colaboradora do estudo, a observação-participante e a escuta das crianças envolvidas no processo de pesquisa nos mostraram que: o acervo da unidade nem sempre primava pela qualidade literária, sendo que os livros de temática da cultura africana e afro-brasileira eram quase que inexistentes; as crianças não tinham contato com a diversidade étnico-racial nos materiais a que tinham acesso; elas se relacionaram positivamente com as histórias, inferindo sobre as mesmas e reconhecendo as personagens negras de forma não preconceituosa; há diferença de apreensão entre meninos e meninas; as crianças reconhecem as distintas cores das pessoas e utilizam vocabulário étnico-racial para designá-las; as crianças negras se identificaram positivamente com a personagem do livro; existem crianças negras que apresentam uma identidade étnico-racial positiva e que se mostram felizes em se reconhecerem como negras. Além disso, as crianças desenharam a metodologia em parceria com a pesquisadora. Constatamos também o ineditismo da nossa abordagem, pois não há pesquisas que tratem das crianças de 3 e 4 anos e sua interação com livros de temática da cultura africana e afro-brasileira. Os resultados encontrados mostram como é importante as crianças terem acesso a obras como essa. Assim, concluímos que essa literatura contribui para a construção de uma identidade negra positiva e que a relação das crianças com ela propicia: às crianças negras a sensação de pertencimento, aceitação e valorização, uma vez que elas se vêem representadas nas histórias e às não-negras a possibilidade de interagir com a diversidade étnico-racial, respeitando e valorizando as diferenças. Palavras-chave: Literatura infantil. Literatura de temática da cultura africana e afrobrasileira. Educação infantil. Escuta de crianças.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The purpose of this research was to analyze how young children, aged between 3 and 4 years, experience reading, counting and presentation of animated books about a history of African and Afro-Brazilian culture. In order to listen to the children, we developed a qualitative research, based on theoretical references that support the discussions about African and Afro-Brazilian culture themes: Debut (2017), Araujo (2017), Araujo e Silva (2012) , Oliveira (2003; 2010), Ramos (2007); the debates about studies on education of racial ethnic relations: Dias (2007, 2012), Queiros (2001), Trinidad (2011), Gomes (1995, 2002, 2017); and childhood studies: Sarmento (2002; 2005); Rosemberg (1985; 2012); Coutinho (2016); Kramer (2002). Through an action research carried out in a Municipal Center of Early Childhood Education of São José dos Pinhais (CMEI) between the years 2017 and 2018, we recorded, through filming and in a field diary, the statements and productions of the children about the Bruna e a Galinha d'Angola, by Gercilga de Almeida (2009). The interview with the teacher regent, important collaborator of the study, participant observation and children's speeches involved in the research process showed us that: the unit's collection did not always excel in literary quality, African and Afro- Brazilian culture were almost non-existent; the children had no contact with ethnicracial diversity in the materials to which they had access; they relate positively to the stories, inferring about them and recognizing the black characters in an unprejudiced way; there is a difference of apprehension between boys and girls; children recognize the distinct colors of people and use ethnic-racial vocabulary to designate them; the black children identified positively with the characters of the books; there are black children who have a positive ethnic-racial identity and are happy to recognize themselves as black. In addition, the children designed the methodology in partnership with the researcher. We also found the unprecedented of our approach, as there is no research that deals with children aged 3 and 4 and their interaction with books of thematic on African and Afro-Brazilian culture. The results show how important it is for the children to have access to these works. Thus, we conclude that this kind of literature contributes to the construction of a positive black identity and the relation of children to this literature favors: the black children the sense of belonging, acceptance and appreciation, since they are represented in histories and non-blacks the possibility of interacting with ethnic-racial diversity, respecting and valuing the differences. Keywords: Children's literature. Literature on the theme of African and Afro-Brazilian culture. Listening to children, Child Education-
Formato: dc.format206 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectCultura afro-brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira, com palavra as crianças : "eu so peta, tenho cacho, so lindam ó!"-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.