Estruturação musical algorítmica : reflexão crítica e implementação de método compositivo

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Autor(es): dc.contributorMamedes, Clayton Rosa, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gabriel Montechiari e, 1981--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:26:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:26:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65888-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65888-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Clayton Rosa Mamedes-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 20/09/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 91-94-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem com o objetivos: (1) definir e analisar o problema com posicional da ergodicidade - também conhecido com o stasis ou silêncio estrutural - que afeta a apreensão formal e a distinção de elem entos hierárquicos no decurso de um a peça musical; (2) propor uma abordagem prática à solução do problema, implementada em um programa de computador dedicado à geração automatizada de peças musicais. As principais referências que fundam entam esta investigação são a periodicidade generalizada de Henri Pousseur e as gestalts tem porais de James Tenney. A partir dessas referências, investiga-se a modulação do material por de funções periódicas de período curto - o que estabelece um caráter contínuo ao desenvolvimento musical e promove a direcionalidade. Em seguida, promovem -se rupturas nessa continuidade, de maneira a destacar regiões que se tornam pontos de referência para a percepção estrutural da forma musical. Palavras-chave: Com posição algorítmica. Forma musical. Espaço musical. Silêncio estrutural. Ergodicidade. Periodicidade generalizada. Gestalt temporal.-
Descrição: dc.descriptionAbstract:The present work has as its objectives: (1) to define and to analyse the compositional problem of ergodicity - also understood as stasis or structural silence , which influences the com prehension of form, as well as the discrimination of hierarchical elements in the course of a musical piece; (2) to propose a practical approach to the solution of the problem , and implement it in a computer program dedicated automatized generation of musical pieces. The main references that support the investigative process are the generalized periodicity by Henri Pousseur and the temporal gesta lts by James Tenney. From th is theoretical standpoint, we investigate the prospect of composing with continuity and discontinuity. Our practical approach includes the modulation of the material based on short term periodical functions - in order to establish directionality and a continuous character to the musical development. Then, we promote the segmentation of this continuity, in order to highlight regions that become referential points to the structural perception of musical form. Keywords: Algorithmic composition. Musical form. Musical space. Structural silence. Generalized periodicity. Ergodicity. Temporal gestalt.-
Formato: dc.format104 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComposição (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectComposição musical por computador-
Palavras-chave: dc.subjectForma musical-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleEstruturação musical algorítmica : reflexão crítica e implementação de método compositivo-
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