
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mamedes, Clayton Rosa, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Gabriel Montechiari e, 1981- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65888 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65888 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Clayton Rosa Mamedes | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 20/09/2019 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 91-94 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem com o objetivos: (1) definir e analisar o problema com posicional da ergodicidade - também conhecido com o stasis ou silêncio estrutural - que afeta a apreensão formal e a distinção de elem entos hierárquicos no decurso de um a peça musical; (2) propor uma abordagem prática à solução do problema, implementada em um programa de computador dedicado à geração automatizada de peças musicais. As principais referências que fundam entam esta investigação são a periodicidade generalizada de Henri Pousseur e as gestalts tem porais de James Tenney. A partir dessas referências, investiga-se a modulação do material por de funções periódicas de período curto - o que estabelece um caráter contínuo ao desenvolvimento musical e promove a direcionalidade. Em seguida, promovem -se rupturas nessa continuidade, de maneira a destacar regiões que se tornam pontos de referência para a percepção estrutural da forma musical. Palavras-chave: Com posição algorítmica. Forma musical. Espaço musical. Silêncio estrutural. Ergodicidade. Periodicidade generalizada. Gestalt temporal. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract:The present work has as its objectives: (1) to define and to analyse the compositional problem of ergodicity - also understood as stasis or structural silence , which influences the com prehension of form, as well as the discrimination of hierarchical elements in the course of a musical piece; (2) to propose a practical approach to the solution of the problem , and implement it in a computer program dedicated automatized generation of musical pieces. The main references that support the investigative process are the generalized periodicity by Henri Pousseur and the temporal gesta lts by James Tenney. From th is theoretical standpoint, we investigate the prospect of composing with continuity and discontinuity. Our practical approach includes the modulation of the material based on short term periodical functions - in order to establish directionality and a continuous character to the musical development. Then, we promote the segmentation of this continuity, in order to highlight regions that become referential points to the structural perception of musical form. Keywords: Algorithmic composition. Musical form. Musical space. Structural silence. Generalized periodicity. Ergodicity. Temporal gestalt. | - |
| Formato: dc.format | 104 p. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Composição (Música) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Composição musical por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Forma musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Título: dc.title | Estruturação musical algorítmica : reflexão crítica e implementação de método compositivo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: