O impacto de um programa universal de desenvolvimento de habilidades sociais aplicado pelo professor em crianças de 1. ao 4. ano do ensino fundamental I

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Autor(es): dc.contributorDória, Gustavo Manoel Schier, 1961--
Autor(es): dc.contributorVeiga, Elizabeth Carvalho da, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente-
Autor(es): dc.creatorPrizibela, Fernanda Rossetto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:32:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:32:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65864-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65864-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Doutor Gustavo Manoel Schier Dória-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Prof. Doutora Elizabeth Carvalho da Veiga-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa : Curitiba, 19/12/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 145-153-
Descrição: dc.descriptionResumo: Introdução: O termo habilidades sociais (HS) aplica-se às diferentes classes de comportamentos sociais do repertório de um individuo que favorecem um relacionamento produtivo com as demais pessoas. O âmbito educacional pode ser citado como um dos contextos a ser beneficiado por ações de promoção de saúde, por ser esse um dos ambientes de desenvolvimento de diferentes habilidades das crianças e dos adolescentes. Objetivo: Avaliar as habilidades sociais, os problemas de comportamento e a competência acadêmica de crianças inseridas no 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, antes e após aplicação de um programa de desenvolvimento de habilidades sociais. Material e Métodos: Foram realizados dois tipos de estudo. O primeiro estudo foi um ensaio clínico, randomizado, controlado, sem cegamento para as crianças de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I. Constituíram a amostra desse estudo 43 crianças distribuídas em dois grupos: 24 crianças no Grupo Controle (GC) e 19 crianças no Grupo de Estudo (GE). O segundo estudo foi um ensaio clínico, não controlado do tipo antes e depois para as crianças do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I. A amostra desse estudo foram 40 crianças avaliadas em dois momentos, antes e depois da intervenção. Foram aplicadas as escalas de Habilidades Sociais, Comportamentos Problemáticos e Competência Acadêmica (SSRS- BR) aos Grupos de Estudos e Controle (alunos, pais e/ou responsáveis e professores); foram realizadas capacitações aos professores para aplicação do programa de desenvolvimento de habilidades sociais com os alunos dos Grupos de Estudo; a aplicação do programa ocorreu durante três meses, dividido em dez aulas, com duração aproximada de 1h40min cada. O foco das atividades no programa de intervenção foram as habilidades de responsabilidade, empatia, assertividade, autocontrole, civilidade, resolução de problemas e expressão de sentimentos positivos. Resultados: O impacto da intervenção ocorreu para as crianças de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental no Grupo de Estudo em comparação com o Grupo Controle nas habilidades de responsabilidade na versão SSRS-crianças, nas habilidades de responsabilidade, desenvoltura social e no repertório geral das habilidades sociais na versão SSRSpais e nas habilidades de assertividade, desenvoltura social e no repertório geral das habilidades sociais na versão SSRS-professores. Já para as crianças do 3º e 4º ano que participaram do Grupo de Estudo e que foi realizada uma avaliação do antes e depois da intervenção, sem comparativo com o Grupo Controle, o impacto ocorreu nas habilidades de empatia, afetividade, autocontrole e civilidade na versão SSRScrianças, nas habilidades de autocontrole, afetividade, cooperação, desenvoltura social e no repertório geral das habilidades sociais na versão SSRS-pais. Na escala respondida pelos professores, estes apenas visualizaram alteração na competência acadêmica das crianças. Conclusões: Os resultados confirmam a eficácia da implantação de um programa universal de habilidades sociais aplicado pelo professor. Pesquisas futuras devem avaliar a manutenção das habilidades sociais aprendidas e, em longo prazo, o desenvolvimento ou não de transtornos mentais. Palavras-chave: Habilidades sociais. Comportamentos problemáticos. Competência acadêmica. Âmbito educacional.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Introduction: The term social skills (HS) applies to different classes of social behavior in an individual's repertoire that favor a productive relationship with other people. The educational scope can be cited as one of the contexts to be benefited by actions of health promotion, since this is one of the development environments of different abilities of children and adolescents. Objective: To evaluate the social skills, behavioral problems and academic competence of children enrolled in the 1st to 4th year of Elementary School I, before and after applying a social skills development program. Material and Methods: Two types of study were carried out. The first study was a randomized, controlled, unblinded clinical trial for the first and second year of elementary school I. The sample consisted of 43 children in two groups: 24 children in the Control Group (CG) and 19 children in the Study Group (GE). The second study was an uncontrolled, before-and-after clinical trial for children in grades 3 and 4 of Elementary School I. The sample of this study was 40 children evaluated at two time points, before and after the intervention. The Scales of Social Skills, Problem Behaviors and Academic Competence (SSRS-BR) were applied to the Study and Control Groups (students, parents and / or guardians and teachers); teachers were trained to apply the social skills development program to study group students; the application of the program took place during three months, divided in ten classes, with duration approximately 1h40min each. The focus of the activities in the intervention program were the skills of responsibility, empathy, assertiveness, selfcontrol, civility, problem solving, and expression of positive feelings. Results: The impact of the intervention occurred for the 1st and 2nd year of elementary school in the Study Group compared to the Control Group in the responsibility abilities in the children's SSRS version, in the skills of responsibility, social skills and in the general repertoire of the social skills in the SSRS-parents version and in the assertiveness, social skills abilities, and in the general repertoire of the social skills in the SSRSteachers version. For the children of the 3rd and 4th year who participated in the Study Group and who had an evaluation before and after the intervention, without comparison with the Control Group, the impact occurred in the empathy, affectivity, self-control and civility skills in the version SSRS-children, in the skills of responsibility, self-control, affectivity, cooperation, social skills and in the general repertoire of social skills in the SSRS-country version. In the scale answered by the teachers, these only visualized alteration in the academic competence of the children. Conclusions: The results confirm the effectiveness of the implementation of a universal social skills program applied by the teacher. Future research should assess the maintenance of social skills learned and, in the long run, the development of mental disorders. Keywords: Social skills. Problematic behaviors. Academic competence. Educational scope.-
Formato: dc.format192 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectHabilidades sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação baseada na competência-
Palavras-chave: dc.subjectPediatria-
Título: dc.titleO impacto de um programa universal de desenvolvimento de habilidades sociais aplicado pelo professor em crianças de 1. ao 4. ano do ensino fundamental I-
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