Leituras de práticas na alfabetização matemática : um fenômeno formativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMocrosky, Luciane Ferreira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorMonferino, Lidiane Conceição, 1976--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:25:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:25:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65861-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65861-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Ferreira Mocrosky-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 30/10/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 183-191-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender modos de as leituras-de-práticas-dealfabetização- matemática movimentarem a forma-ação de professores. Para isto, a pesquisa qualitativa na abordagem fenomenológica foi assumida, estudos sobre a forma-ação de professores alfabetizadores de matemática no campo fenomenal escolar, a Educação Matemática e a colaboração no contexto de trabalho fizeram-se necessárias. Para o desvelamento do fenômeno em estudo, "leituras-de-práticas-dealfabetização- matemática", buscou-se aprofundar compreensões sobre os sentidos atribuídos à forma-ação, sobre o que é isto, ser-professor-alfabetizador-dematemática e sobre a Alfabetização Matemática. Em síntese, o estudo analíticoreflexivo foi realizado na intencionalidade de evidenciar compreensões sobre as leituras-de-práticas-de-alfabetização-matemática como fenômeno formativo que favorece o permanecer em forma-ação. No entanto, na ciência de que não há sentido em falar do professor sem "ouvi-lo", a pesquisa foi ao encontro da expressão de quem estava na prática como professor alfabetizador de Matemática, formando-se no dia-adia, sendo professor. Os dados da pesquisa foram constituídos por meio da postagem de relatos e discussões efetivadas por 3 (três) professoras que atuavam em uma escola municipal da Região Sul de Curitiba. A constituição dos dados se deu no período de 7 (sete) semanas, na plataforma Moodle, com a utilização de duas salas. A sala 1 (Alfabetização Matemática na Prática), foi direcionada às postagens semanais de relatos e a sala 2 (Práticas de Alfabetização Matemática) voltada às discussões a partir de recortes evidenciados nos relatos em atenção à pergunta "Como foi o encontro do planejado com o vivido?". Os relatos e as discussões foram analisados fenomenologicamente. Em um primeiro momento, foi feito o movimento de Análise Ideográfica em que foram destacadas unidades de significado nas falas das colaboradoras. Na sequência, por meio da Análise Nomotética, foram encontradas características gerais do estudo, que se expressaram em duas categorias abertas à interpretação: "Ações Intencionais para o Ensino da Matemática" e "O cuidado com a Alfabetização Matemática". Estas duas categorias revelaram modos de as leituras-depráticas- de-alfabetização-matemática movimentarem a forma-ação do professor. Por fim, foi apresentada uma síntese compreensiva do estudo que evidenciou que no movimento de ler as próprias práticas, a Intencionalidade Pedagógica aliada ao Cuidado com a Educação Matemática (ocupação e pre-ocupação, organização do trabalho pedagógico, atenção aos pares: alunos e professores, tempo vivido x tempo cronológico e crenças e sentimentos: ensino da Matemática) se revelaram como elementos que favorecem que o professor esteja permanentemente em forma-ação. Palavras-chave: Leituras-de-práticas. Alfabetização Matemática. Forma-ação. Campo Fenomenal Escolar.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aimed to understand ways in which mathematical literacy-practice readings move the action form of teachers. For this, the qualitative research in the phenomenological approach was assumed, studies on the form-action of mathematical literacy teachers in the phenomenal school field, Mathematical Education and collaboration in the work context were necessary. To unveil the phenomenon under study, "reading-of-practice-of-literacy-mathematics", we sought to deepen understandings about the meanings attributed to the action-form, about what it is to be a teacher-literate-teacher. Mathematics and Mathematical Literacy. In summary, the analytical-reflexive study was carried out with the intention of showing understandings about the readings of mathematical literacy practices as a formative phenomenon that favors staying in action form. However, in the knowledge that there is no point in talking about the teacher without "listening to him", the research was in agreement with the expression of those who were in practice as a mathematics literacy teacher, graduating in everyday life teacher. The research data were constituted by posting reports and discussions made by three (3) teachers who worked in a municipal school in the southern region of Curitiba. The data were constituted in a period of 7 (seven) weeks, in the Moodle platform, using two rooms. Room 1 (Mathematical Literacy in Practice) was directed to weekly report posts and Room 2 (Mathematical Literacy Practices) focused on discussions based on clippings evidenced in the question "How was the meeting of the planned with the vivid?". The reports and discussions were analyzed phenomenologically. At first, the Ideographic Analysis movement was made in which units of meaning were highlighted in the statements of the collaborators. Subsequently, through Nomotetic Analysis, we found general characteristics of the study, which were expressed in two categories open to interpretation: "Intentional Actions for the Teaching of Mathematics" and "Care for Mathematical Literacy". These two categories revealed ways in which mathematical literacy-practice readings move the teacher's form-action. Finally, it was presented a comprehensive synthesis of the study that showed that in the movement of reading their own practices, Pedagogical Intentionality combined with Care with Mathematical Education (occupation and pre-occupation, organization of pedagogical work, peer attention: students and teachers , lived time x chronological time and beliefs and feelings: teaching of mathematics) revealed themselves as elements that favor the teacher to be permanently in action form. Keywords: Practice readings. Mathematical Literacy. Action form. Phenomenal School Field.-
Formato: dc.format191 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Formação de professores-
Título: dc.titleLeituras de práticas na alfabetização matemática : um fenômeno formativo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.