A hermenêutica romântica do Lied nas canções em português de Alberto Nepomuceno

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Autor(es): dc.contributorDudeque, Norton, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorWildt, Francisco Koetz, 1976--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:21:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:21:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65860-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65860-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Norton Eloy Dudeque-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 31/10/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 321-326-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente Tese de Doutorado aborda uma seleção de canções em português de Alberto Nepomuceno (1864-1920), com o objetivo de demonstrar, nesse recorte específico, a presença do paradigma do Lied romântico alemão. As peças abordadas foram selecionadas em meio a um recorte cronológico compreendendo o período entre os anos de 1894 e 1904 e apresentam traços que as alinham com o modelo da canção de câmara romântica, tais como: idioma harmônico tonal de prática comum, emprego recorrente de elementos expressivos para dar conta da relação entre música e texto e tratamento camerístico da parte do piano, expresso no uso de figurações originais e condução de vozes elaborada. Tais elementos combinam-se numa perspectiva poética organicista, onde os vetores de relação piano-canto e texto-música são alçados a um patamar de interação que pode ser considerado sob o ponto de vista de uma concepção hermenêutica romântica. Além disso, aponta-se para a presença de temas ligados a ideias românticas, a saber: a filosofia romântica da natureza, o ideal de música séria e o Volkslied. Palavras-chave: Alberto Nepomuceno. Música brasileira. Estilo romântico. Canção de câmara.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present Doctorate thesis encompasses the study of a group of selected songs in Portuguese by Alberto Nepomuceno (1864-1920) with the objective of demonstrating the presence in it of the Romantic German Lied. The works under focus were chosen among the songs composed between the years 1894 and 1904 and they show traits that align them with the Romantic style of chamber song, such as: common practice tonal language, frequent use of expressive elements in order to establish a semantic relationship between music and text and an elaborate treatment of voice leading, together with original patterns of piano figuration. These features unite under an organicist poetic perspective in which the different relational components of song (piano and voice, music and text) are taken to a level of interaction that can be understood from a Romantic hermeneutics standpoint. In addition, this work intends to highlight the presence of poetic themes that can be related to Romantic ideas, namely the Romantic philosophy of nature, the ideal of serious music and the Volkslied. Keywords: Alberto Nepomuceno. Brazilian music. Romantic style. Chamber song-
Formato: dc.format383 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectNepomuceno, Alberto, 1864-1920-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica de câmara-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleA hermenêutica romântica do Lied nas canções em português de Alberto Nepomuceno-
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