Análise da viabilidade da implementação de barcaças jumbo no tramo norte da hidrovia do Rio Paraguai – Passo Corixão

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Autor(es): dc.contributorTomas, Gustavo Pacheco, 1985--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Engenharia Civil-
Autor(es): dc.creatorMaidel, Giulia Gabrielle Verson, 1997--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:43:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:43:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65853-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65853-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Gustavo Pacheco Tomas-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Reitoria, Curso de Graduação em Engenharia Civil-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO Brasil possui uma grande extensão de rios navegáveis e que devem ser integrados a atual expansão do comércio portuário. O governo brasileiro tem investido em análises, como o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da hidrovia do Rio Paraguai, que indicam um aumento da viabilidade no caso de ampliação do porte do comboio de navegação. Este estudo contempla a análise de viabilidade da implantação de barcaças do tipo jumbo, com dimensões superiores as atuais utilizadas na hidrovia. Para exemplificar esta adequação foi realizado um novo dimensionamento do canal de navegação para o Passo Corixão, local de passagem crítica do tramo norte na hidrovia do rio Paraguai. O dimensionamento utilizou a metodologia da PIANC (2014), resultando em um acréscimo de 33% de largura do canal atual de 45m. O calado considerado foi o mesmo atualmente utilizado na hidrovia, com 1,8m de profundidade. Após calcular o volume de dragagem e fazer uma análise comparativa com os dados obtidos pelo EVTEA, nota-se um acréscimo de 23,21% do volume a ser dragado. Ao avaliar as alterações necessárias em conjunto com os custos de transporte, conclui-se que o aumento do volume transportado proporcionado barcaças do tipo jumbo, aumentam a viabilidade da via, pagando os custos de dragagem em número pequenos de viagens no ano.-
Formato: dc.format54f. : Ils., grafs., tabs.,fots.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTransporte hidroviario-
Título: dc.titleAnálise da viabilidade da implementação de barcaças jumbo no tramo norte da hidrovia do Rio Paraguai – Passo Corixão-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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