A comunicação com o turista surdo: preparo dos profissionais da hotelaria em Curitiba – PR em libras : uma questão de acessibilidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFilippim, Marcos Luiz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Tecnólogo em Gestão em Turismo-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Isabele de Souza, 1999--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:07:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:07:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65819-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65819-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marcos Luiz Filippim-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Gestão de Turismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO setor do turismo e seus segmentos constitui uma das áreas em maior expansão no mundo, sendo necessária a capacitação dos profissionais que nela atuam para atender todo tipo de cliente e suas especificidades. Nesse cenário, entendendo a pessoa surda como público de interesse, a comunicação impõe-se como uma importante ferramenta para a propagação da acessibilidade, utilizando para este fim, a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. O objetivo deste estudo foi analisar a necessidade do preparo dos profissionais para o atendimento em LIBRAS à pessoa surda, no contexto dos meios de hospedagem, mais especificamente, na hotelaria. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório. Tal pesquisa se deu em três fases distintas: pesquisa bibliográfica, coleta de dados e análise e discussão dos resultados. A pesquisa compreendeu o período de janeiro/2018 a outubro/2019 no município de Curitiba-PR. Os participantes foram compostos de dois grupos distintos: pessoas surdas que tiveram experiências turísticas e responderam um questionário online e profissionais do ramo hoteleiro que foram entrevistados. Concluiu-se que há pouca ou quase nenhuma capacitação dos profissionais do ramo hoteleiro para o uso de Libras no atendimento ao turista surdo constatação que ficou evidenciada nas experiências do público estudado. Os resultados sugerem que a capacitação tem elevada importância para o setor do turismo de forma a oferecer um serviço diferenciado, garantindo direitos à acessibilidade e visando tornar a experimentação turística da pessoa surda em uma vivência completa e mais proveitosa.-
Formato: dc.format71 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectRestaurantes - Projeto de acessibilidade-
Título: dc.titleA comunicação com o turista surdo: preparo dos profissionais da hotelaria em Curitiba – PR em libras : uma questão de acessibilidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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