Métodos de ensino de violão : um olhar a partir das contribuições teóricas da educação musical

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorSilva, Alexandre Luiz Alves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:24:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:24:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65801-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65801-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 19/11/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 128-133-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa analisa a relação entre métodos de ensino de violão e princípios teóricos da educação musical, bem como levanta o ponto de vista de professores de violão sobre os métodos. O objetivo principal foi averiguar qual a influência destas contribuições teóricas em oito métodos de ensino de violão e também como este cenário é considerado e compreendido na visão de professores desse instrumento, em questionamentos aos mesmos. Iniciando de uma exploração, categorização e análise de métodos de ensino instrumental, o estudo buscou um diálogo com os princípios defendidos por Keith Swanwick, David Elliott e Marissa Silverman, considerados aqui como referenciais representativos da educação musical. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, em desenho multimétodo, com o processo de triangulação na coleta e análise dos dados bibliográficos, documentais e do questionário dirigido aos professores. Os resultados elucidaram até que ponto os princípios teóricos e musicais utilizados como referência se fazem presentes nos métodos de ensino analisados, assim como na visão dos profissionais de ensino, favorecendo, portanto, os horizontes de pesquisa para análise, crítica e elaboração de conteúdo. Entende-se, que com base nas conclusões obtidas, seja possível delinear um panorama mais abrangente acerca dos referenciais pedagógicos no ensino de violão, bem como sugerir melhorias e expansões com as contribuições da educação musical. Palavras-chave: Métodos didáticos. Análise de conteúdo. Desenvolvimento musical. Ensino de violão. Educação musical.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research analyzes the relationship between guitar teaching methods and theoretical principles of musical education, as well as raises the guitar teacher's point of view on methods. The main objective was to investigate the influence of these theoretical contributions on eight guitar teaching methods, and also how this scenario is considered and understood in the teacher's view, by questioning them. Starting from an exploration, categorization and analysis of instrumental teaching methods, the study sought a dialogue with the principles espoused by Keith Swanwick, David Elliott and Marissa Silverman, considered here as representative references of musical education. The research was characterized as qualitative, in multi-method design, with the triangulation process in the data collection and analysis of bibliographic, documentary and also in the questionnaire addressed to the teachers. The results clarified to what extent the theoretical and musical principles used as references are present in the analyzed teaching methods, as well as in the teaching professional's view on this subject, thus favoring the research horizons for analysis, criticism and content elaboration. It is understood that, based on the conclusions obtained, it is possible to delineate a broader outlook regarding pedagogical references in guitar teaching, as well as to suggest improvements and expansions with the contributions of musical education. Keywords: Didactic methods. Content analysis. Musical development. Classical guitar teaching. Music education-
Formato: dc.format137 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectViolão - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao musical-
Palavras-chave: dc.subjectViolão - Métodos-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleMétodos de ensino de violão : um olhar a partir das contribuições teóricas da educação musical-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.