Futebol via streaming : Democratização da comunicação e cultura da convergência nas transmissões esportivas no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSomma Neto, João, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas-
Autor(es): dc.creatorBaluta, George Dembinski, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:25:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:25:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65794-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65794-
Descrição: dc.descriptionOrientador : João Somma Neto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Para a temporada 2018/2019, o Facebook anunciou que seria o detentor das transmissões para TV aberta da competição de futebol entre clubes mais importante do planeta, a UEFA Champions League. De certa forma, ainda é um método inovador em relação a transmissões futebolísticas, mas que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Poucas semanas antes, o Facebook já havia anunciado que transmitiria também em 2019, a CONMEBOL Libertadores, competição entre clubes mais importante do continente americano. Vale ressaltar mais uma vez, que os direitos de transmissão da rede social são para TV aberta, ou seja, o Facebook desbancou a Rede Globo que era a detentora até o ano passado, e acabou não fazendo esforços para renovar devido a interesses comerciais. A pesquisa pretendeu relacionar este fato, até então inusitado no Brasil, de forma descritiva, com o que temos de alguns autores, principalmente sobre democratização da comunicação e da mídia, além da Cultura da Convergência (JENKINS, 2009). Para tanto foi criado um questionário com onze perguntas sobre o tema, e disponibilizado nas redes sociais, mais precisamente no próprio Facebook (grupos e página pessoal). Com este questionário, pretendíamos observar as respostas/opiniões em relação a aprovação ou não das pessoas sobre este novo modo de transmitir competições tão importantes para os amantes do futebol, e fazer as análises necessárias.-
Formato: dc.format54 f. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleFutebol via streaming : Democratização da comunicação e cultura da convergência nas transmissões esportivas no Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.