Imitare la voce humana : aspectos expressivos do violino no século XVI e início do século XVII

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Autor(es): dc.contributorScarinci, Silvana Ruffier, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorEllendersen, Atli, 1959--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:26:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:26:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65717-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65717-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Silvana Ruffier Scarinci-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 10/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 207-219-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nesta pesquisa estudamos as profundas reflexões teóricas a respeito da música efetuadas na Itália no entorno do século XVI. As consequências dos pensamentos revolucionários desta época são fundamentais para o rumo que toma o fazer musical a partir do século XVII, tanto na composição como na performance. As novas ideias e a consciente busca por uma música emocionalmente envolvente - em outras palavras, expressiva - foram fundadoras para a música instrumental, em especial para o violino. As redescobertas renascentistas de teorias da retórica da Antiguidade tiveram importância determinante para a sequência da história da música. O conceito retórico de varietas foi um meio para a elaboração de recursos instrumentais a fim de dar suporte para o texto - recomendação insistente e ubíqua a partir da segunda metade do século XVI. Graças ao exame aprofundado sobre a expertise dos músicos e a atividade exercida pelos primeiros violinistas, pudemos compreender o princípio essencial da imitação da voz pelos instrumentos. Finalmente, à luz das teorias estudadas das práticas de interpretação, como a forte tradição de ornamentação, descrevemos o caráter das primeiras obras escritas no stile moderno no início do século XVII. Constatamos assim que na intensa e consciente busca por uma música expressiva, o violino - e os violinistas - tiveram papel fundamental, cumprindo plenamente a função de muovere l'affetto dell'animo. Palavras-chave: Violino. Expressividade. Retórica. Varietas. Renascença.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In this research the profound theoretical reflections about music in the beginning of Early Modern Italy are investigated. The consequences of the revolutionary thoughts of this period are fundamental for the direction of music making from the Seventeenth Century onwards, in composition as well as performance. New ideas and the conscious pursuit of emotionally engaging music - in other words, expressive music - were fundamental to instrumental music, especially to the violin. The Renaissance rediscovery of rhetorical theories of Antiquity played a key role for the future of the history of music. The rhetorical concept of varietas was a crucial means in the elaboration of instrumental devices in order to give support to the text - an insistent and ubiquitous recommendation from the second half of the sixteenth century. Thanks to the in-depth examination of the musicians' expertise and the activity of the first violinists, we were able to understand the essential principle of imitation of the voice by instruments. Finally, in the light of the studied theories of performance practices, such as the strong tradition of ornamentation, the character of the first works written in the stile moderno in the early Seventeenth Century is described. Thus, it was verified that in the intense and conscious search for expressive music, the violin - and the violinists - played a fundamental role, fully fulfilling the purpose of muovere l'affetto dell'animo. Keywords: Violin. Expressiveness. Rhetoric. Varietas. Renaissance.-
Formato: dc.format219 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectViolino - Itália-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica italiana-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleImitare la voce humana : aspectos expressivos do violino no século XVI e início do século XVII-
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