Cidades que educam : desvelando o potencial de aprendizagem no espaço público

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPontes, Daniele Regina, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Soluanny Hunhevicz, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65650-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65650-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Daniele Regina Pontes-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano. Defesa : Curitiba, 21/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 188-195-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho discute as relações entre cidade e educação, analisando três experiências de intervenção no espaço público realizadas por municípios latino-americanos filiados à Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), com vistas a desvelar o potencial de aprendizagem inerente à cidade. Para tanto, parte-se da conceituação proposta pelo educador espanhol Jaume Trilla Bernet (1990; 1997; 2005) que abrange três dimensões da relação educação-cidade: (1) aprender na cidade - contexto; (2) aprender da cidade - agente; (3) aprender a cidade - conteúdo. A primeira dimensão refere-se ao conjunto de espaços que podem ser identificados no mapa educativo de determinado município, onde ocorrem ações de educação formal, não formal e informal. Trata-se da cidade entendida como contexto para o aprendizado. A segunda dimensão considera a cidade como um agente educativo, com potencial para ensinar em virtude da diversidade de interações que se dão entre as pessoas, e dessas com o ambiente. Por fim, a terceira dimensão reconhece a necessidade de aprender a utilizar os recursos que a cidade oferece, a orientar-se espacialmente, a decodificar os processos conformadores do território, a identificar-se com o lugar e a participar nas decisões sobre o futuro da urbe - concebendo a cidade como conteúdo formativo. A busca por apreender a realidade local revelou, em cada caso (Chacao, na Venezuela; Rosario, na Argentina; Medellín, na Colômbia), oportunidades pedagógicas com características próprias. Ademais, a reflexão sobre a prática, possibilitada pela análise das experiências de "cidades que educam", contribuiu para o entendimento de aspectos teóricos, conceituais e metodológicos, do objeto de estudo. Palavras-chave: Cidade educadora. AICE. Contexto. Agente. Conteúdo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research discusses the relationship between city and education, analyzing three intervention experiences in public space carried out by Latin American municipalities affiliated to the International Association of Educating Cities (IAEC, also known by its acronym in Spanish AICE), in order to unveil the learning potential that is inherent to the city. For this purpose, the study is based on the conceptualization proposed by Spanish educator Jaume Trilla Bernet (1990; 1997; 2005), which covers three dimensions of the education-city relationship: (1) learning in the city - context; (2) learning from the city - agent; (3) learning the city - content. The first one refers to the set of spaces that can be identified in the educational map of a given municipality, where formal, non-formal and informal education actions take place. It means the city as a context for learning. The second dimension sees the city as an educational agent, with the potential to teach due to the diversity of interactions among people, and between them and the environment. Finally, the third dimension recognizes the need for learning to use the resources the city offers, to orientate oneself spatially, to decode the processes that shaped the territory, to identify oneself with the place, and to participate in decisions on the future of the city - by conceiving the city as a formative content. The effort to apprehend the local reality has revealed, in each case (Chacao, in Venezuela; Rosario, in Argentina; Medellín, in Colombia), pedagogical opportunities with their own characteristics. Furthermore, the reflection on the practice, enabled by the analysis of the experiences from "cities that educate", has contributed to understand some theoretical aspects about the object of study. Keywords: Educating city. IAEC (AICE). Context. Agent. Content-
Formato: dc.format195 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento Urbano e Regional-
Título: dc.titleCidades que educam : desvelando o potencial de aprendizagem no espaço público-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.