Avaliação dos efeitos combinados de ruído rodoviário e industrial através de mapeamento acústico

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Autor(es): dc.contributorZannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica-
Autor(es): dc.creatorSilva, Caroline Amorim da, 1989--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:32:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:32:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65644-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65644-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Titular Dr. -Ing. Paulo H. T. Zannin-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa : Curitiba, 20/09/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 104-111-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Fenômenos de Transporte e Mecânica dos Sólidos-
Descrição: dc.descriptionResumo: O ruído ambiental é uma das maiores reclamações quando se trata do ambiente. O número de pessoas afetadas aumenta no mesmo ritmo do progresso. O ruído rodoviário, ferroviário, aeroviário, industrial, oriundo da construção ou mesmo ainda de vizinhança, são complexos e difíceis de se avaliar individualmente. Por esse motivo, o ruído ambiental é objeto de diversos estudos que buscam avalia-lo, identifica-lo e monitorá-lo. Este trabalho teve como objetivo avaliar a composição da poluição sonora resultante dos ruídos rodoviário e industrial em uma região do bairro Cidade Industrial do Município de Curitiba. Para este fim, 3 soluções mitigadoras foram simuladas: a) Redução de 90% da frota de veículos pesados; b) Redução de 25% da frota total de veículos; c) Aplicação de barreiras acústicas para a redução do ruído que atinge as zonas sensíveis - escolas e hospitais. A metodologia consistiu na caracterização da área de estudo; seguida da coleta de dados de campo, que foram a medição dos níveis de pressão sonora equivalente - Leq; o fluxo de veículos por hora (veículos leves, pesados); as características das vias e das fontes sonoras indutriais. De posse das medições e dos dados de entrada para o software SoundPlan, os mapas de ruído foram calculados. Posteriormente, os dados calculados foram confrontados com os dados medidos para se fazer a calibração dos mapas acústicos. Após a validação dos mapas, estimou-se o crescimento da frota de veículos em 30 anos, com intervalos de 5 anos. Verificou-se então a viabilidade das soluções propostas visando atender a legislação vigente e a recomendação da NBR 10151:2019. Os resultados evidenciaram que nas medições realizadas in situ, a maior parte dos pontos de controle estão acima do permitido por lei, sendo 17 de um total de 21. Na avaliação dos mapas de ruído, quanto à composição do ruído rodoviário e industrial, 18 pontos de 21 estão além do permitido por lei; sendo que nenhuma das zonas sensíveis - escolas e hospitais - têm seu direito ao silêncio assegurado. O ruído rodoviário, quando avaliado individualmente, teve 17 de 21 pontos de controle acima do permitido pela legislação vigente. Em comparação, quando avaliado individualmente, o ruído industrial não se mostrou uma fonte com elevados níveis sonoros, haja visto que todos os pontos de controle estão abaixo do permitido. Com isso, constatou-se que o ruído rodoviário é o maior causador da poluição sonora, quando comparado ao ruído industrial. Analisado o crescimento da frota de veículos, atestou-se a progressão do problema. Todavia, as soluções propostas que pautam a redução do fluxo de veículos, sejam eles pesados ou leves, não se mostraram efetivas. No entanto, a aplicação de barreiras acústicas no entorno de escolas e hospitais, variando-se a altura das mesmas, e sendo elas compostas por tijolos cerâmicos, revelou-se adequada, alcançando 26 pontos de 28 dentro do limite permitido pela legislação. Conclui-se que os resultados apresentados estão em concordância com a literatura e, ainda, que a metodologia proposta neste trabalho pode ser reproduzida em outras regiões, visando analisar os ruídos rodoviário e industrial de forma combinada e/ou individual. Palavras chave: Poluição sonora. Ruído rodoviário. Ruído industrial. Mapa de ruído. Barreira acústica.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Environmental Noise is one of the top complaints when it comes to the environment. The number of people affected increases as economic development progresses. When conjoined, the noises resulting from road traffic, railway, air traffic, industries, constructions, and also from neighborhoods themselves are hard to map individually. For this reason, environmental noise is the subject of several studies attempting to examine, identify, and monitor it. The present work had as its objective to examine the composition of noise pollution resulting from road traffic and industrial noises in a region of the neighborhood Cidade Industrial of the Curitiba City. With this, three minimizing solutions were applied, . hich were a) 90% reduction in the heavy vehicle fleet; b) Reduction of 25% of the total vehicle fleet; c) Application of noise barriers for noise reduction in sensitive areas - schools and hospitals. The methodology consisted in characterizing the field of study, followed by the collection of data from the area at the same time that levels of equivalent noise pressure were measured, beside the vehicle flow per hour (light, heavy vehicles), the characteristics of the tracks and industrial sound sources. With the measurements and input data for the SoundPlan software, noise maps were calculated. The calculated data were compared with the measured data to calibrate the acoustic maps. With the measures and remaining entry data in hand, noise maps were elaborated and then validated. After the maps were adjusted, the growth in the number of vehicles in the region was estimated for 30 years with 5 years intervals. Following this step, the viability of proposed solutions observing the current legislation and regulatory standards was verified. The results demonstrated that in the measuring carried out in situ, most control points are above the legal limit, 17 out of a total of 21. Examining the noise maps regarding the composition of road traffic and industrial noises, 18 control points out of 21 surpass the legal limit, with none of the sensible zones having its silence assured. The road traffic noise, when individually assessed, had 17 out of 21 control points above the legal limit. In comparison, the industrial noise, when assessed individually, has not revealed itself an intense source of noise, with all the control points showing results below the legal limit. The work concludes that road traffic noise is the main cause of noise pollution when compared with industrial noise. Analyzing the increase in the number of vehicles in the region demonstrated that the problem had worsened. However, proposed solutions that focus on reducing the number of vehicles, heavy or light, have not been effective. The introduction of acoustic barriers around schools and hospitals with different heights and made of ceramic bricks has revealed itself adequate, maintaining 26 control points in a total of 28 inside the legal limit. It can be concluded that the results presented are in agreement with the literature and also that the methodology proposed in this work can be reproduced in other regions with the purpose of assessing road traffic and industrial noises, conjoined or individually. Keywords: Noise pollution. Road traffic noise. Industrial noise. Noise map. Acoustic barriers.-
Formato: dc.format118 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPoluição sonora-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Mecânica-
Título: dc.titleAvaliação dos efeitos combinados de ruído rodoviário e industrial através de mapeamento acústico-
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