Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chemin, Marcelo, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Lucas Santos de, 1997- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Tecnólogo em Gestão em Turismo | - |
Autor(es): dc.creator | Zanardine, Grace Kelly, 1999- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:41:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:41:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/65642 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65642 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marcelo Chemin | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Gestão de Turismo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho refere-se às plataformas de economia compartilhada e sua aplicação no setor de locação, com atenção aos impactos e efeitos que tais recursos têm provocado. A análise principal se dá a partir de relatos de corretores imobiliários que atuam no município de Matinhos com mais de dez anos de atuação. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como abordagem qualitativa, estudo exploratório, que fez uso de entrevistas, além de pesquisa bibliográfica e documental. As entrevistas foram realizadas com oito profissionais a partir da técnica bola de neve. Com base no levantamento da oferta disponível em plataformas de locação no município, a plataforma que se destacou foi o AIRBNB totalizando 300 imóveis, número que representa 1,4% dos 21.411 domicílios de uso ocasional do município (IBGE, 2010). Na avaliação dos corretores entrevistados, as plataformas colaborativas têm causado impactos para o mercado, contudo, não são vistas como ameaças, uma vez que entendem que a intermediação entre o corretor e o locatário não serão substituídas por recursos digitais. | - |
Formato: dc.format | 64 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corretores de imóveis | - |
Título: dc.title | Plataformas de locação e o mercado imobiliário no balneário de Matinhos : uma análise a partir dos corretores | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: