Socioeducandos na EJA : sujeitos invisíveis nos tempos e espaços escolares

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Autor(es): dc.contributorHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino-
Autor(es): dc.creatorLima, Francisca Vieira, 1972--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:24:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:24:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/65610-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/65610-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Sonia Maria Chaves Haracemiv-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 26/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 186-201-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal identificar as trajetórias escolares dos/das adolescentes que estiveram sob Medidas Socioeducativas em meio aberto, no período de 2014 a 2017, matriculados/as no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos - CEEBJA de São José dos Pinhais. A pesquisa foi de natureza documental, do tipo misto (quantitativo/qualitativo). Para tanto, foi realizado levantamento, apuração e análise de prontuários dispostos em arquivos presentes em dois loci de pesquisa: Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS e CEEBJA, ambos do Município de São José dos Pinhais/PR. Foram averiguados 840 registros de adolescentes, residentes no município de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR, vinculados ao Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto do CREAS, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2017, sendo que deste total, 203 prontuários foram submetidos a uma análise do perfil, situação infracional e trajetórias escolares. Os resultados da amostra (n=203) revelaram que a maioria (90,15%) dos indivíduos são adolescentes do sexo masculino, vivem na periferia da cidade (90,6%) e uma parcela significativa mora com a mãe e/ou outros parentes (48,7%). No que se refere às trajetórias escolares, foi constatado que 84,7% dos/as adolescentes pesquisados/as encontravam-se fora da escola no tempo anterior ao cumprimento da medida, o que pode estar associado à ocasião da prática do ato infracional. Apesar da obrigatoriedade da matrícula escolar no início de cumprimento da medida socioeducativa, mais da metade (58,6%) dos/as socioeducandos/as se mantiveram fora da escola, e daqueles que ingressaram/retornaram, apenas 52,3% permaneceram nela. Os dados também revelaram que os/as adolescentes que estiveram cumprindo medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, cumulativamente, apresentaram melhores índices de permanência no espaço escolar, o que pode estar associado à natureza das medidas, que somadas, podem causar maior efeito em relação a sua aplicação isoladamente, implicando na necessidade de um maior aprofundamento de estudos nesta área. A partir da análise foi possível identificar fragilidades na rede de proteção, no que se refere à garantia do direito à Educação, incluindo a este ponto, a necessidade de propostas pedagógicas educacionais que contemplem ações voltadas para este público, além do trabalho de rede envolvendo outras interfaces com foco nas especificidades destes sujeitos, com vistas a contribuir para o redesenho das suas trajetórias escolares e de vida. Palavras-Chave: Trajetórias Escolares. Adolescentes. Educação de Jovens e Adultos. Medidas Socioeducativas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present research had as the main objective identify the school trajectories of the adolescents who were under Open Socio-Educational Measures, from 2014 to 2017, enrolled in the State Center of Basic Education for Young and Adults -- CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos) of São José dos Pinhais. The research was documentary, of a mixed type (quantitative / qualitative). For this, a survey, verification and analysis of records arranged in files present in two research loci were performed - in CREAS (Specialized Reference Center for Social Assistance) and CEEBJA - both from the Municipality of São José dos Pinhais / PR. A total of 840 records of adolescents living in the city of São José dos Pinhais, metropolitan region of Curitiba / PR, were verified, linked to the CREAS Open Socio-Educational Measures Program, from January 2014 to December 2017, and of this total, 203 records were subjected to an analysis of profile, infraction status and school trajectories. The sample results (n = 203) revealed that the majority (90.15%) of the individuals are male adolescents, live in the outskirts of the city (90.6%) and a significant portion live with their mother and / or other relatives (48.7%). Regarding school trajectories, it was found that 84.7% of the adolescents surveyed were out of school in the time prior to the compliance of the measure, which may be associated with the occasion of the offense practice. Despite the compulsory school enrollment at the beginning of compliance with the socio-educational measure, more than half (58.6%) of the students remained out of school, and of those who entered / returned, only 52.3% remained in it. The data also revealed that adolescents who were complying with assisted freedom and community service socio-educational measures, cumulatively, had better rates of permanence in the school space, which may be associated with the nature of the measures, which together may cause greater effect in relation to its application alone, implying the need for further study in this area. From the analysis, it was possible to identify weaknesses in the safety net, regarding the guarantee of the right to education, including at this point the need for educational pedagogical proposals that contemplate actions aimed at this public besides the network work involving other interfaces, focusing on the specificities of these subjects, in order to contribute to the redesign of their school and life trajectories. Keywords: School Trajectories. Teenagers. Youth and Adult Education. Socioeducational measures.-
Formato: dc.format201 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes - Assistencia em instituições-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes - Conduta-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleSocioeducandos na EJA : sujeitos invisíveis nos tempos e espaços escolares-
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